Jornal In Foco Publicidade 1200x90
01/12/2017 às 10h47min - Atualizada em 01/12/2017 às 10h47min

Museu paraense Emílio Goeldi lança o livro 'Amazônia Antropogênica'

Fruto de uma parceria do museu junto a Vale, o livro comprova hipóteses de formação da biodiversidade Amazônica

Átila Penha - Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita
Na noite desta quarta-feira (29), a equipe do Museu Emílio Goeldi juntamente com representantes da Vale, estiveram presentes na Casa da Cultura em cerimônia de lançamento do livro de estudo e pesquisa Amazônia Antropogênica.
 
O livro traz resultados de pesquisas feitas durante cerca de 4 anos em diversas áreas amazônicas, como Carajás. Uma das áreas foi a reserva da Vale no projeto S11D. A pesquisa visa comprovar que a grande biodiversidade Amazônica é Antropogênica (de origem humana).


 
"Esse livro apresenta as bases teóricas e hipóteses do trabalho que nós desenvolvemos aqui. Ainda não são os resultados, mas o que é legal, como as coisas foram muito bem feitas, posteriormente ao longo das pesquisas nós confirmamos que as hipóteses estavam confirmando a teoria. O processo histórico que começa com a chegada do homem a Amazônia há cerca de 11 mil anos. As atividades de seleção e manejo desses povos acabaram resultando em ambientes antropizados, ambientes que eram naturais e o homem foi alterando de acordo com suas necessidades" explicou Marcos Pereira Magalhães, que é organizador do livro e coordenador das pesquisas há mais de vinte anos.
 


A vice-diretora do Museu Paraense Emílio Goeldi, Roseny Mendonça, disse ser gratificante para o museu em dar o retorno da pesquisa para a sociedade. A equipe ainda informou que para o fim do próximo ano irão lançar mais um livro mostrando os resultados mais a fundo da pesquisa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90