Jornal In Foco Publicidade 1200x90
23/11/2017 às 13h54min - Atualizada em 23/11/2017 às 13h54min

Tensão no ar: condutor passa mal em cruzamento na Weyne Cavalcante, para o trânsito e Corpo de Bombeiros entra em ação

Apesar da apreensão geral, tudo não passou de uma simulação de socorro promovida pelo Corpo de Bombeiros em semana comemorativa

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita
Quem passou pela Weyne Cavalcante por volta das 11:30 dessa manhã de quinta-feira (23) levou um verdadeiro susto. Um carro popular estava parado no cruzamento do segundo sinal localizado em frente a Primos Calçados. Do lado de dentro, o condutor do veículo estava aparentemente desacordado, ensanguentado e correndo risco de vida. Uma pequena multidão se aglomerou no entorno do cruzamento e a tensão era evidente. O trânsito ficou parado e os motoristas tiveram que esperar ou traçar novas rotas. Quem primeiro chegou ao local, foi a viatura da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settran). Os agentes isolaram o local e começaram a controlar o tráfego de forma bastante eficiente. Instantes depois, a ambulância do Corpo de Bombeiros e o caminhão de combate a incêndios também chegaram ao local e os agentes começaram o atendimento ao acidentado.




Curioso se aproxima para verificar a situação
 
A cena dramática, no entanto, não passou de uma simulação planejada pelo 16º Grupamento de Bombeiro Militar de Canaã dos Carajás, em parceria com o Settran. O ato faz parte das comemorações em alusão à Semana do Bombeiro Militar no Pará e tem como principal objetivo mostrar ao cidadão canaense que os órgãos socorristas estão prontos para qualquer fatalidade. A simulação trouxe à tona, também, a discussão a respeito dos perigos no trânsito, já que o condutor estava sem cinto de segurança e, de acordo com o simulado, colidiu com um poste.




 
Ainda de forma simulada, a cabeça da vítima bateu no volante, a consciência foi perdida na hora e o corpo ficou preso às ferragens. Os bombeiros, de forma rápida, porém cuidadosa, abriram o veículo, verificaram a gravidade dos ferimentos da vítima, a imobilizaram e fizeram a remoção pela porta traseira do carro. Logo depois, a vítima foi conduzida para o Hospital Municipal onde recebeu os devidos atendimentos.


 
O tenente Renato explicou a situação: “Essa é uma demonstração de socorro em meio a um acidente automobilístico. Demos o apoio, junto com o Settran, a esse sinistro. Isso simula como seria essa ação conjunta. Essa ação visa mostrar que estamos preparados para qualquer tipo de eventualidade e que o Corpo de Bombeiros de Canaã trabalha em parceria com os órgãos para garantir mais segurança e tranquilidade aos moradores de Canaã.”


 
O tenente falou ainda sobre as demais atividades que já estão acontecendo durante a semana: “Estamos com a programação para comemorar o Dia do Bombeiro Militar no Pará. Ontem (22) tivemos a exposição dos nossos equipamentos, uniformes, materiais de trabalho aqui mesmo em praça pública na Weyne Cavalcante. Também fizemos palestras em algumas escolas contando a história do bombeiro militar paraense e ensinando os alunos a agir em caso de acidentes domésticos com os primeiros socorros.”

 
O acidente foi simulado, mas o perigo é sempre real. A vigilância constante e os cuidados com a segurança continuam sendo fundamentais para a prevenção de tragédias. O que ficou evidente também é o absoluto preparo das equipes para situações emergenciais. Isso mostra que o cidadão canaense que passar por qualquer eventualidade estará em bons lençóis, graças ao bom trabalho do órgão socorrista.


 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90