17/12/2021 às 10h29min - Atualizada em 17/12/2021 às 10h29min

Para conter surto de gripe, Belém reforça busca por vacina

Vacina contra a gripe está disponível nas unidades básicas de saúde da capital e distritos

Dol
 

A garganta começou a ficar desconfortável, entre um espirro e outro o nariz escorria, a temperatura aumentava indicando febre. Com todos esses sintomas, a única certeza: a gripe chegou com tudo e é preciso se cuidar. Curiosamente, ela não chegava para uma ou outra pessoa. Ao menos foi o que indicava depois que vários pacientes deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Marambaia, em Belém, preocupados com a possibilidade da situação se agravar.

A preocupação é válida, tendo em vista o contexto pandêmico, mas foi tranquilizada pela Prefeitura de Belém, por meio de comunicado nesta quinta-feira (16), que confirmou o surto de gripe na cidade, provocado pelo vírus Influenza, mas garantiu que não há qualquer relação com o novo coronavírus, embora o surto de gripe tenha provocado uma superlotação nas salas de urgência e emergência na capital.

+ LEIA TAMBÉM: Sintomas da Gripe se confundem com os da Covid-19

“O setor Epidemiológico da Sesma está acompanhando e tomando as medidas cabíveis para a contenção deste surto na cidade ao longo do dia desta quarta”, disse em nota e ressaltando que uso de máscara, higienização e distanciamento social são eficazes na proteção.

Outra medida de prevenção sugerida foi o uso da vacina contra a gripe, que está disponível nas unidades de saúde da capital. O reforço é indicado ao público em geral, a partir dos seis meses de vida. “Há vacina disponível contra a gripe nas unidades básicas de saúde da capital e distritos”, lembra.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »