Jornal In Foco Publicidade 1200x90
09/12/2021 às 17h37min - Atualizada em 09/12/2021 às 17h37min

Acidentes domésticos: saiba os riscos nas férias escolares

Entre as dicas, deve-se colocar telas ou grades de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos e tampar as tomadas para impedir choque elétrico

Dol
 

No mês de dezembro as escolas começam a entrar em período de férias e as crianças ganham uma nova rotina diária, para que esses dias sejam aproveitados com a maior tranquilidade, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará orienta sobre cuidados e prevenções para se manter a diversão e a alegria com a maior presença das crianças e adolescentes em casa.

De acordo com o capitão Israel Souza, acidentes envolvendo quedas são os mais recorrentes durante as férias escolares.

Vai viajar no fim de ano? Veja 6 dicas para preparar o carro

“Recebemos ocorrências pelo 193 e prestamos toda a assstência, dependendo do que seja, fazemos o atendimento pré-hospitalar ou conduzimos a vítima pela nossa unidade de resgate até o hospital mais próximo. É constatado que o maior índice é o fator queda, em primeiro lugar. Por isso, sempre orientamos para os riscos internos e externos nas residências e para os pais ficarem atentos”, alerta o capitão.

Ainda de acordo com o capitão Israel, a distância segura do adulto para uma criança de até seis anos é de um metro, quando ainda é possível agir em caso de acidentes.

“Além disso, é necessário evitar piso molhado, tapetes (principalmente perto de escadas), manter os brinquedos afastados de janelas. Evitar que a criança brinque com plantas que possam ter em sua composição substâncias alérgicas ou brincar sozinhas nas ruas com risco de atropelamento e outras situações. Lembrar que soltar pipas em áreas urbanas são proibidas pela legislação”, comenta o oficial.

Correr, andar ou malhar evita 13 tipos de câncer

Escadas, piscinas, janelas, cozinhas parecem inofensivas, mas escondem perigos. Os acidentes comuns com crianças são queimaduras, envenenamento, afogamento, quedas, cortes, sufocação, choque elétrico e mordidas de animais.

As mudanças nos ambientes da casa facilitam a prevenção de acidentes, recomenda o capitão. Os pais devem ficar atentos a detalhes que podem passar despercebidos no dia a dia. Tomadas expostas, objetos frágeis ou cortantes ao alcance dos filhos e a facilidade em pegar produtos de limpeza são alguns exemplos. 

CUIDADOS COM AS CRIANÇAS

Os bombeiros alertam que a casa pode ser um lugar cheio de perigos para as crianças e os adultos não devem reprimir a curiosidade e atividade delas, mas precisam protegê-las. Os ambientes têm que ser livres de perigo para os pequenos.

Fim de ano seguro: como prevenir acidentes com as crianças

Confira mudanças, em geral, que podem ser feitas para evitar acidentes:

- Colocar telas ou grades de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos;

- Tampar as tomadas para impedir choque elétrico. Oriente seu filho a não colocar o dedo na tomada, pois ele pode ir a lugares que não tenham a proteção; 

- Colocar protetores nas portas para evitar que as crianças prendam a mão ou os dedos;

- Manter fora do alcance objetos cortantes ou frágeis; materiais de limpeza são produtos abrasivos que para a criança podem ser muito prejudiciais; elétricos como prancha de cabelo, o ferro de passar; e remédios; 

- Usar travas que os impeçam de abrir armários;

- Não deixar as crianças em ambientes limpos recentemente com produtos derrapantes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90