Jornal In Foco Publicidade 1200x90
15/10/2021 às 09h46min - Atualizada em 15/10/2021 às 09h46min

Uso da máscara é ignorado por muitos nas ruas de Belém

Utilização “seletiva” do acessório que ajuda a evitar a contaminação pelo novo coronavírus é comum. Desculpas vão do calor à vacinação

Dol
 

O município de Belém conta hoje com mais de 700 mil pessoas vacinadas com a segunda dose do imunizante contra a Covid-19, doença que já vitimou mais de 600 mil brasileiros desde o início da pandemia. Mesmo com o calendário de imunização sendo seguido de forma constante (a Prefeitura de Belém retomou o calendário após as festividades do Círio de Nazaré e divulgou a programação para até o dia 12 de novembro), a rotina de cuidados contra a transmissão do novo coronavírus precisa ser mantida, mesmo por quem já completou a vacinação.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Prefeitura, nos últimos sete dias, foram registrados 32 novos casos da doença, a taxa de ocupação dos leitos clínicos está em 18,2% de sua capacidade, enquanto que a ocupação de leitos de UTI está em 11,7%.

Ao transitar por alguns pontos do município é possível notar que a população está dividida por quem ainda mantém os cuidados e quem tem afrouxado as medidas de prevenção.

Nildo Silva atua como mototaxista no bairro da Pedreira e faz questão de trabalhar utilizando a máscara. “Como eu já recebi as duas doses da vacina, fico mais aliviado. Só não saio de máscara quando fico na rua de casa, mas quando vou para um lugar mais distante, sempre estou com ela”, disse.

A vendedora Joana Faria mantém uma banca na Feira da Pedreira com tipos variados de máscaras para proteção contra a Covid-19. Ela conta que a procura pelo item tem aumentado nas últimas semanas. “Logo no início da pandemia a gente vendia cerca de 100 máscaras por dia”, lembra. “Hoje a saída tem sido mais ou menos de 50 máscaras por dia”.

No Guamá, a doméstica Nilza Gonçalves aguarda para completar a vacinação. Ainda assim, ela diz que deu uma relaxada no uso de máscara. “Em locais fechados eu sempre utilizo. Mas na rua ou em ambiente aberto, não”, contou.

Em São Brás, o vendedor Josimar Nazareno diz já recebeu as duas doses da vacina e que continua fazendo uso do álcool em gel e da máscara quando trabalha. “É bem difícil utilizar a máscara o dia todo, principalmente quando está muito calor. Mas não saio sem os acessórios, eles estão sempre comigo”.

O que dizem os órgãos competentes

A Guarda Municipal de Belém (GMB) informou, por meio de nota, que realiza ações, junto com outros órgãos municipais e estaduais, para o cumprimento das normas do decreto atual de medidas contra a Covid-19, que inclui o uso obrigatório das máscaras. Já a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará informou que foram aplicadas 7.982 multas a pessoas físicas em todo o Estado por descumprimento do decreto, desde o início da pandemia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90