Fotos: Kleysykennyson Carneiro Um dos eventos mais importantes do calendário esportivo de Canaã dos Carajás aconteceu neste domingo (1). A Corrida da Vale já é tradição no município e leva às ruas, todos os anos, um verdadeiro batalhão de atletas na busca por melhores performances pessoais ou profissionais. Democrática, a prova de rua reúne competidores de todas as classes sociais e possui diferentes circuitos para cada tipo de atleta.
Já nas primeiras horas da manhã, um forte aquecimento já havia começado em frente ao Clube da Vale. Equipes e competidores de várias cidades vizinhas, como Parauapebas, Curionópolis, Eldorado e Marabá, estiveram presentes. Quem também esteve desde cedo nas tendas, fazendo a aferição de pressão, foram os alunos do curso técnico de enfermagem da Vale dos Carajás. Outro destaque vai também para o excelente trabalho da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SETTRAN).
O prefeito Jeová Andrade compareceu à prova e até arriscou correr. O gestor municipal falou sobre o começo das festividades em alusão aos 23 anos de emancipação política de Canaã: “Esse é um início maravilho de festa e a gente espera que seja uma semana de muitas atividades importantes. Essa corrida aqui já é tradição, acontece todos os anos e hoje é integrada ao poder público e à sociedade em geral. É uma prova importante e eu acho que nós precisamos sempre fazer alguma coisa em prol da nossa saúde e uma corrida dessas é lazer, diversão e saúde. Parabéns a todos os participantes e agora é festa!”
Leonardo Neves, gerente de sustentabilidade da Vale, também falou sobre o evento: “Hoje a gente vê que Canaã se transformou em uma grande cidade e ainda há muito por vir. Essa corrida é um pouco da nossa parceria, do que a gente acredita na questão do bem estar da população e um pouco do que a gente vem buscando na qualidade de vida dos nossos funcionários e da sociedade. Essa semana vamos inaugurar, em parceria com a prefeitura, também uma Escola de Educação Infantil, essa já é a terceira e estamos fazendo o melhor para contribuir com a educação.”
Por volta das 07:30, foi dada a largada para a prova. Um minuto antes de todos, um momento emocionante: um pai correndo com o filho cadeirante foi o primeiro a largar. Logo depois, o batalhão de profissionais e amadores correu na busca pelo melhor tempo. O trajeto passava pela Weyne Cavalcante e se dividia em dois circuitos: o de 5 e o de 10 quilômetros. Cerca de 15 minutos depois os primeiros competidores já apareciam na linha de chegada. Marcio Evangelista foi o primeiro de todos e comemorou com muita alegria a vitória.
Os vencedores das provas foram os seguintes:
5 quilômetros: Marcio Evangelista – Masculino
Hialeia Priscila Lima – Feminino
10 quilômetros: Noel dos Reis – Masculino
Edna Maria Silva – Feminino
Na chegada, um lanche repleto de frutas foi servido aos atletas, que mais uma vez se superaram.
Marcio Evangelista, bicampeão da prova falou sobre a vitória: “Eu já corro há 15 anos, ano passado tive a felicidade de ser campeão. Apesar de ter me machucado, consegui voltar a tempo e vencer de novo. É uma emoção muito grande e a organização da Vale está de parabéns pelo evento.” O competidor veio da cidade de Araguatins.
Hialeia, de Marabá, chegou extenuada no final da prova e também falou sobre o momento: “Eu vento treinando já há um longo tempo. A corrida foi um pouco difícil, muitas ladeiras, mas consegui superar. Cheguei cansada, pois não podia perder o ritmo, a adversária estava logo atrás.”
Mais de 500 competidores participaram da prova. O evento foi um completo sucesso e as comemorações do aniversário da cidade começaram de forma bastante positiva.