15/09/2017 às 08h56min - Atualizada em 15/09/2017 às 08h56min

Exposição Mundo SENAI acontece em Canaã

Alunos dos cursos técnicos apresentam seus trabalhos para a população nesta quinta e sexta feira

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita
Começou nesta quinta-feira (14) em Canaã dos Carajás a edição anual da Exposição Mundo SENAI. Os alunos do instituto são os responsáveis por estudar, desenvolver e apresentar os projetos para o público. O evento acontece de forma simultânea em todo o Brasil e projetos que têm a inovação e a busca de soluções alternativas para questões relacionadas ao meio ambiente, energia e gerenciamento administrativo como ponto de partida são apresentados.


 
E por falar em inovação, que tal conhecer a maquete de uma ponte construída com os conceitos básicos da mecânica e da elétrica? Essa é a proposta dos alunos do curso de Eletromecânica da instituição. O projeto, apesar da aparência simples, é complexo e completamente informatizado. Ao toque de um botão, a ponte se eleva para que o barco passe por baixo. Para voltar ao lugar, o sistema da ponte é econômico e se aproveita apenas da gravidade natural.


 
Os alunos de curso de elétrica reproduziram uma forma de energia alternativa buscada pelo histórico físico Nikola Tesla. O projeto original buscava uma forma de energia alternativa para o planeta em que a eletricidade chegaria às casas sem fios condutores. Apesar de bem menor, os alunos provaram que o projeto é viável e pode funcionar como uma alternativa para o futuro.


 
Buscando soluções para a imensa quantidade diária de lixo produzida pelo ser humano, os estudantes do curso de Assistente Administrativo mostraram o bom trabalho que estão desenvolvendo junto à uma cooperativa local para a reciclagem do lixo na cidade. É o projeto Recicla Senai, que estabelece metas para uma modificação efetiva nas relações humanas em relação ao meio ambiente. De acordo com os resultados apresentados, 11 famílias já trabalham na cooperativa e são beneficiadas diretamente pela parceria. O projeto tem superado expectativas.


 
Olhando para o futuro, os estudantes de Logística falaram um pouco sobre a profissão. De acordo com eles, a principal proposta da área é trabalhar maneiras de se desenvolver um projeto com menor custo e maior produtividade. A aluna Maria Marques, que já pôs em prática a experiência aprendida no curso quando trabalhou no almoxarifado de um supermercado local, falou sobre a profissão: “A minha experiência foi como assistente de almoxarife. Já aqui a gente está abrangendo todo o processo de técnico em logística. A minha experiência lá foi no recebimento e nas compras de mercadoria e o técnico trabalha com isso. Depois que comecei o curso, pude ver que a logística abrange ainda mais do que aquilo que vi.”


 
O professor Jean Paul acompanhou a nossa equipe por toda a exposição e falou sobre o evento: “O mundo SENAI acontece uma vez por ano, é um evento nacional, onde todas as unidades do país abrem as portas para que a comunidade possa conhecer os nossos laboratórios, nossas áreas de atuação, os cursos ministrados aqui. E dessa forma todos podem ver a aplicação prática do que foi estudado. De repente, você está meio confuso, não sabe bem que área seguir e, ao ver todos esses trabalhos apresentados, pode até mesmo encontrar a sua profissão.


 
Os cursos de mecânica e corte e costura também foram apresentados para a nossa equipe. A mostra acontece também durante todo o dia nesta sexta-feira (15) e a expectativa é de um bom público participante.




Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »