Jornal In Foco Publicidade 1200x90
19/03/2020 às 13h54min - Atualizada em 19/03/2020 às 13h54min

​Brasil fecha fronteiras terrestres para entrada de estrangeiros vindos de países vizinhos da América do Sul

Medida não vale para cidadãos brasileiros que estejam nesses locais e queiram entrar no Brasil. Governo tomou a decisão em decorrência da pandemia de coronavírus.

- Jornal In Foco
G1
O governo federal publicou uma portaria nesta quinta-feira (19) na qual determina o fechamento de fronteiras do Brasil com países vizinhos da América do Sul, em decorrência da pandemia de coronavírus. O fechamento se aplica a rodovias e outros meios terrestres, mas não a aeroportos.
 
A medida vale para estrangeiros que estejam nesses países e queiram entrar no Brasil. Cidadãos brasileiros que estiverem nesses locais podem entrar no Brasil.
 
O fechamento vai valer inicialmente por 15 dias, a partir desta quinta.
 
De acordo com o governo, a restrição está sendo imposta por “recomendação técnica e fundamentada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E que se justifica por “motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação e disseminação” do coronavírus.
 
Cargas poderão continuar entrando no país, assim como agentes de ações humanitárias.
 
De acordo com a portaria, o estrangeiro que descumprir a restrição de entrada no país será deportado imediatamente e não poderá fazer pedido de refúgio.
 
A medida vale para a entrada de estrangeiros provenientes dos seguintes países vizinhos:
 
Argentina

Bolívia

Colômbia

Guiana

Guiana Francesa

Paraguai

Peru


O Brasil não faz fronteira com Chile e Equador, por isso esses países não estão na lista. No caso da Venezuela, o Brasil já tinha determinado o fechamento da fronteira.
 
A portaria estabelece que vai ser editada uma medida específica para determinar regras sobre as fronteiras terrestres do Brasil com o Uruguai. O Ministério da Justiça informou que o fechamento da fronteira com Uruguai está sendo negociado pelos governos dos dois países.
 
Paraguai e Bolívia começam a fechar fronteira com Brasil
 
Exceções

Além de brasileiros natos ou naturalizados, também estão liberados para entrar no Brasil:
 
imigrantes com autorização prévia de residência definitiva;

profissionais estrangeiros em missão a serviço de organismo internacional, desde que devidamente identificado;

funcionário estrangeiro acreditado junto ao governo brasileiro;

O tráfego de residentes nas chamadas cidades gêmeas, “com linha de fronteira exclusivamente terrestre”, também não sofrerá restrições.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90