18/03/2020 às 14h28min - Atualizada em 18/03/2020 às 14h28min

Liga Esportiva de Canaã suspende campeonatos de futebol por causa do coronavírus

A Liga Canaense de Futsal, que reúne 28 clubes, avalia se mudará o calendário esportivo para 2020

- Jornal In Foco
Zé Dudu

A Liga Esportiva de Canaã dos Carajás anunciou a suspensão dos campeonatos de futebol por conta do avanço do coronavírus no Brasil. A diretoria tomou a decisão durante uma reunião com representantes da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer de Canaã dos Carajás (FUNCEL), realizada nesta segunda-feira, 16.

O Presidente da Liga Esportiva de Canaã, José Antônio, conhecido como Vascaíno, informou que a medida cumpre a determinação do Governo do Estado de evitar eventos onde há aglomeração de 500 ou mais pessoas. “Nós temos um calendário a ser cumprido que é fazer os campeonatos master e primeira e segunda divisão, mas a gente vai dar uma segurada para o mês de maio e avaliar melhor como ficará essa situação”, esclareceu Vascaíno. Apenas o campeonato rural, que está na fase final, será mantida. “Como só falta uma partida, nós iremos realizar o jogo final em local aberto, na zona rural, sem fazer divulgação para evitar um grande público”.

Além do Campeonato Rural, a Liga Esportiva promove também a Taça Cidade, Master, Veterano, Primeira e Segunda Divisão. Competições que reúnem 28 times da cidade e que, de acordo com calendário esportivo, iniciavam os jogos sempre no mês de março.

Liga Canaense de Futsal

O coronavírus também deve impactar os jogos realizados pela Liga Canaense de Futsal. O presidente, Allaylson da Luz Monteiro, adiantou que haverá uma reunião na próxima sexta-feira, com a prefeitura, para definir o calendário anual, mas não descartou a suspensão do campeonato que atualmente reúne 20 clubes masculinos e 8 femininos. “Inclusive, nós tratamos ontem na Funcel, com o presidente Antônio Carlos, sobre a possibilidade desses campeonatos serem adiados mais pra frente. Mas por enquanto, a gente vai apresentar a data que está mantida em nosso calendário”, destacou. Allayson não descarta também a possibilidade de fazer os jogos com portões fechados.

Coletiva de Imprensa

A suspensão não deve atingir só os campeonatos de futebol, mas as atividades esportivas que atraem grande público também devem ser adiadas. Essas mudanças serão anunciadas nesta quarta-feira, 18, durante uma coletiva de imprensa, às 9h, no gabinete do prefeito, Jeová Andrade, onde estarão presentes, representantes da FUNCEL e da Secretaria Municipal de Saúde.

A prefeitura de Canaã informou que está elaborando um plano de contingência, com medidas preventivas em relação ao Covid-19. Embora não haja nenhum caso confirmado no Pará, a secretaria municipal de saúde enfatiza que em Canaã, circulam pessoas de vários lugares do país e do mundo e por isso é necessário se preparar, caso haja possível contágio.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »