Jornal In Foco Publicidade 1200x90
02/03/2020 às 08h47min - Atualizada em 02/03/2020 às 08h47min

Sampaoli no Atlético-MG: multa "anti-demissão", pedido de reforços para brigar com o Flamengo e calendário benéfico

Técnico argentino começa a trabalhar após o clássico contra o Cruzeiro, quer qualificar o elenco para duelar de igual para igual com o Fla, primeiro rival do Galo no Brasileirão

- Jornal In Foco
Globo Esporte
Foto: Jorge R Jorge/BP Filmes
O Atlético-MG já tem novo treinador para substituir Rafael Dudamel e tentar resgatar uma temporada que tem início marcado por fracassos. Na tarde desse domingo, em conversas conduzidas por dois empresários e o conselheiro do Galo, Renato Salvador, Sampaoli disse "sim" ao presidente Sérgio Sette Câmara e ainda assinará contrato até dezembro de 2021.
 
O vínculo tem detalhes importantes, cláusulas, metas e uma multa que deixa o Galo impedido, ao menos do ponto de vista financeiro, de demitir Sampaoli antes do término desses dois anos. Segundo o GloboEsporte.com apurou, caso o argentino seja demitido, o Atlético teria de arcar com valores bem altos, correspondentes a cinco anos de contrato.
O clube aceitou essa condição para dar margem de segurança a Sampaoli, preocupado em ser mais uma vítima da "máquina" que demitiu Rafael Dudamel com dois meses de trabalho. O contrato ainda não foi assinado, mesmo após o anúncio do presidente Sette Câmara em rede social.
 
O acordo deve ser assinado no mais tardar na terça-feira, mas Sampaoli ainda não irá comandar o time no próximo sábado, contra o Cruzeiro. O argentino pediu para que nesta semana ele resolva questões pessoais e faça sua mudança para Belo Horizonte.
 
Nas tratativas, Jorge Sampaoli fez um pedido para o Atlético fazer mais cinco aquisições de novos jogadores, além dos sete já contratados em 2020 - Dylan, Maílton, Arana, Hyoran, Allan, Savarino e Tardelli. Tudo isso para tentar competir de igual para igual com o Flamengo, campeão brasileiro e da Libertadores em 2019, e da Recopa Sul-Americana 2020. Em 2019, no Santos, Sampaoli foi vice-campeão contra Jorge Jesus. E o embate acontecerá novamente na primeira rodada do Brasileirão.


 
Será a única grande competição que Sampaoli terá no Galo. Inclusive, este fator, que poderia em um momento pesar para ele "torcer o nariz" para o convite do Atlético, acabou pesando positivamente no desfecho da negociação. No entendimento do técnico argentino, o calendário do Galo, com menos competições, será ideal para ele formatar a equipe.
 
Sampaoli é exigente, não só ao traçar o acordo, como em cumprir regras e normas estabelecidas. No Santos, era o grande comandante do departamento de futebol do clube. E assim deve ser novamente com o agasalho do Atlético. Tal controle, entretanto, gerou desgaste no CT Rei Pelé.
 
A reunião que marcou a contratação de Sampaoli aconteceu durante o fim da manhã e a tarde deste domingo. O treinador desembarcou em BH e foi logo conduzido pelos empresários Anderson Nassrala (na foto abaixo) e Angelo Pimentel para a casa de Renato Salvador, engenheiro e conselheiro do Galo, e ex-diretor financeiro, bem como ex-vice-presidente do clube (seria presidente na renúncia de Ziza Valadares em 2008).
 

 
Por lá, na presença de Sette Câmara e Gabriel Andreata - assistente de Jorge Sampaoli, que ocupará cargo executivo no futebol do Galo - o aperto de mão deu fim positivo à uma tratativa interrompida negativamente em 20 de dezembro, quando Sampaoli visitou BH pela primeira vez. O acerto entre as partes conta com apoio financeiro de conselheiros e patrocinadores do Atlético.
 
Além de Renato Salvador, Rafael Menin, presidente da MRV Engenharia e atual vice-presidente do conselho deliberativo do clube, foi outra figura ativa nas negociações, tendo sido o grande responsável por tentar fechar com Sampaoli em dezembro, quando o Atlético optou por Rafael Dudamel.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90