Jornal In Foco Publicidade 1200x90
03/09/2017 às 20h47min - Atualizada em 03/09/2017 às 20h47min

Centenas de atletas participam do Campeonato Estadual de Karatê Interestilos em Parauapebas

O evento foi promovido pela FEPAKI em parceria com o Instituto Ágape. Jovens e adultos de várias idades travaram disputas emocionante em diversas categorias

Fotos: Ricardo Mesquita
Socos, chutes, respeito ao adversário e muita disciplina são as marcas registradas de uma das modalidades que mais crescem, em número de praticantes, no estado do Pará. O karatê é conhecido por seu teor democrático, já que crianças, jovens e adultos são adeptos do esporte e podem disputar competições mundo a fora. Parauapebas possui um dos maiores redutos do país de atletas participantes da modalidade e vem ganhando destaque a nível nacional por conta da excelente preparação dos seus competidores. O Instituto Ágape é um dos maiores responsáveis por esse avanço do esporte no município. Com quase dois mil alunos, a instituição tem produzido campeões e entre as suas maiores conquistas estão o Campeonato Sul-americano em 2010, o Pan-americano em 2011 e o Mundial em 2010. O projeto se renova com o passar dos anos e os ex-campeões agora trabalham na lapidação de novos talentos para a modalidade.


 
Trabalhando em prol do futuro do esporte, a instituição promoveu, em parceria com a Federação Paraense de Karatê Interestilos (FEPAKI), neste sábado (2) e domingo (3) uma etapa do Campeonato Estadual de Karatê. O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo de Parauapebas e o público marcou presença no lugar para prestigiar as lutas. Cerca de 700 atletas de Parauapebas, Marabá, Redenção, Xinguara, Curionópolis, Ourilândia, Água Azul do Norte, Eldorado, Serra dos Carajás e Canaã participaram da competição. Durante todo o sábado, os esportistas competiram no Kata, estilo em que os golpes são avaliados, em apresentações solo, pelos juízes. Já no domingo, as tão esperadas batalhas finalmente aconteceram.






 
A movimentação dos atletas começou já nas primeiras horas da manhã. Algumas autoridades estiveram presentes no evento, entre elas, o prefeito municipal Darci Lermen, os secretários municipais Laoreci Diniz e Jorge Benício, além do representante do deputado estadual Junior Hage, Wanderley Faustino. Em seu discurso na abertura do campeonato, Darci destacou a criação da Zona Azul, estacionamento rotativo que terá a sua renda voltada para o esporte local.




 
Em entrevista, o prefeito falou sobre a importância de eventos como este para o crescimento da prática esportiva na região: “Nós entendemos que todo esporte é fundamental. Particularmente o karatê na nossa região é de extrema importância, pois grande parte das crianças que, muitas vezes, ficam desocupadas e perdem tempo no celular, em frente à TV, tem uma grande oportunidade através da prática da modalidade. Por outro lado, entendemos que este esporte agora é olímpico e por isso acho que esta região, e Parauapebas incluída neste contexto, tem condições de disputar no futuro medalhas olímpicas. O esporte é, sem sombra de dúvidas, uma grande alternativa para essas crianças. Competições, como essa, criam novos horizontes para todos.”


 
O secretário de esporte e lazer de Parauapebas, Laoreci Diniz, também falou sobre o evento: “A importância do esporte, do karatê é imensa, eu destacaria o papel fundamental na formação, não só do atleta, mas também do ser humano. O que acontece é um resgate das pessoas em uma dificuldade social para uma formação como cidadão. Nós buscamos fazer uma transformação social nas camadas que possuem mais dificuldade.”


 
Canaã dos Carajás foi representada pelos alunos de três grandes projetos: Núcleo de Iniciação Esportiva (NIES), Ágape de Canaã dos Carajás e o Ascapeam. Ao todo, 65 atletas participaram da competição pelo município: “Na primeira etapa realizada no sábado fomos muito bem e conquistamos sete medalhas. A expectativa é que a equipe se saia bem e traga o maior número de medalhas possível para representar bem a nossa cidade” disse o professor Oênio Eurípedes, responsável pelos alunos no projeto NIES.




 
Francisco Eloécio fundou o Instituto Ágape em meados de 2005. Atualmente Presidente da FEPAKI, Francisco falou sobre o evento: “Essa é a primeira etapa do Campeonato Estadual de Karatê Interestilos e nós temos a presença de pessoas de 26 delegações, representando os seus municípios. Essa confraternização é muito importante para o engrandecimento do esporte. Parauapebas hoje tem grandes projetos que trazem bons resultados para o estado. O Pará hoje não é conhecido mais por grilagem, terra de violência, mas sim pelos seus competentes atletas que tem levado o Brasil a um patamar elevado. Essa federação se prepara com os seus atletas para dar passos mais altos. Teremos o mundial na Escócia e com certeza teremos atletas de Canaã, Parauapebas e toda região que atua a federação.”


 
Divididos entre seis tatames, os 700 atletas competiram durante todo o dia. Em disputa, o título do melhor representante de cada categoria foi acirrado. No final da competição, os melhores atletas foram premiados. No entanto, quem ficou de fora do pódio não lamentou muito a situação, pois a certeza é que o futuro do karatê trará ainda bons frutos para a nossa região.




Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90