Jornal In Foco Publicidade 1200x90
22/11/2019 às 16h04min - Atualizada em 22/11/2019 às 16h04min

​Plantio da soja está cerca de 30% atrasado no Mato Grosso do Sul e reflexos serão sentidos na segunda safra de 2020

Estado cultivou apenas 75% das áreas de soja até a última semana devido à falta de chuvas, mas expectativa ainda é de boa produção e boa rentabilidade para o grão. Já a segunda safra do ano que vem terá janela muito apertada e Aprosoja MS orienta busca por culturas alternativas

- Jornal In Foco
Notícias Agrícolas
Foto: Reprodução
Os produtores do Mato Grosso do Sul seguem enfrentando dificuldades para realizar o plantio da safra de soja 2019/20. Até o momento, apenas 75% foi semeado, o que representa um atraso de cerca de 30% com relação à última safra.
 
Segundo o presidente da Aprosoja MS, André Figueiredo Dobashi, algumas regiões já contabilizam 17 dias sem chuvas e os trabalhos de semeadura seguem atrasados, mas ainda devem ser finalizados dentro de uma boa janela e garantir a produtividade esperada.
 
Já para a segunda safra de 2020 as projeções são um pouco mais preocupantes e a janela deve ficar bastante apertada para o cultivo do milho. Diante disso, a recomendação da Aprosoja MS é que o produtor avalie a sua realidade e não plante milho muito fora da janela, ao invés disso aposte em culturas alternativas como aveia, trigo, sorgo ou plantas de cobertura.
 
Em meio a essas preocupações, os produtores sul-mato-grossenses aproveitam para fechar vendas desta próxima produção da soja. De acordo com Dobashi já foram negociados 40% da safra com preços satisfatórios impulsionados pelo câmbio alto.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90