Jornal In Foco Publicidade 1200x90
14/11/2019 às 10h27min - Atualizada em 14/11/2019 às 10h27min

Jornal inglês destaca ações afirmativas e diz que Bahia é o clube mais progressista do Brasil

Jornal The Guardian lista campanhas do Bahia e destaca papel do clube em defesa de causas humanitárias

- Jornal In Foco
Globo Esporte
Bahia é assunto no jornal The Guardian — Foto: The Guardian
Principal jornal da Inglaterra, o The Guardian apresentou uma extensa reportagem sobre o papel do Bahia em defesa de causas humanitárias, apontando o clube como o mais progressista do país. O texto, assinado pelo jornalista Joshua Law, lista as diversas campanhas afirmativas do Tricolor na gestão Guilherme Bellintani, puxando como gancho o manifesto do clube em defesa das praias do Nordeste – há quase um mês, o Bahia entrou em campo para enfrentar o Ceará com a camisa manchada de óleo.
 
Com o título de “Como o Bahia se tornou o clube mais progressista do Brasil”, a matéria afirma que o clube tem se notabilizado na defesa de grupos minoritários.
 
- Ao longo dos últimos dois anos, o clube tem desenvolvido uma reputação como o clube mais democrático e socialmente engajado do país, desenvolvendo campanhas para problemas como o racismo, direitos LGBTQ, a demarcação de terras indígenas e o tratamento das torcedoras nos estádios de futebol – diz a reportagem.
 
O texto passeia pela história recente do clube, que sofreu durante décadas, passou dois anos na Série C e só agora começa a se reerguer, após passar por um processo de redemocratização no ano de 2013.
 
Entrevistado pelo jornal, Bellintani afirma que seu mandato é focado em três objetivos: garantir o clube financeiramente, alcançar sucesso no campo e implementar ações afirmativas.
 

Jornal inglês destaca papel de Roger no combate ao racismo — Foto: The Guardian
 
A reportagem também destaca o papel do técnico Roger Machado na luta contra o racismo, reproduzindo parte do seu discurso após a partida contra o Fluminense, que viralizou nas redes sociais.
 
O jornal destaca a seguinte aspa do treinador:

- Se, no fim do livro da minha vida, estiver escrito: ‘esse indivíduo ajudou a construir o esporte mas, acima de tudo, ajudou a usar o esporte como ferramenta de transformação’, eu poderei morrer em paz – disse.

O Bahia entra em campo pelo Campeonato Brasileiro neste domingo, para enfrentar o Palmeiras, na Arena Fonte Nova.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90