Jornal In Foco Publicidade 1200x90
11/11/2019 às 10h12min - Atualizada em 11/11/2019 às 10h12min

Liverpool, Lewandowski, Messi... ótimas fases são reafirmadas no fim de semana pelo mundo

Resumão do futebol internacional tem líderes mantidos nas principais ligas, "queda de muro de Berlim", título na MLS e infeliz caso de racismo no Campeonato Ucraniano

- Jornal In Foco
Globo Esporte
Foto: Reprodução
Liverpool soberano na Inglaterra, Lewandowski fazendo gols importantes para o Bayern e Messi chamando a responsabilidade no Barcelona. A frase, que pode resumir quase todas as rodadas de futebol internacional nesta temporada, dá o tom do último fim de semana pelo mundo. Sem grandes surpresas ou novidades, os protagonistas de sempre apareceram e os líderes das principais ligas europeias também se mantiveram.
 
Além disso, teve encenação da queda do muro de Berlim - evento que completou 30 anos -, campeão definido na MLS e brasileiro voltando a fazer gol após quase um ano. A nota lamentável ficou por conta de mais um caso de racismo, desta vez com brasileiros do Shakhtar Donetsk.
 
Fique por dentro de tudo o que rolou:
 
O duelo mais esperado
O Manchester City não foi capaz de brecar a campanha espetacular do Liverpool na Premier League. Intenso desde o começo e jogando em casa, a equipe comandada por Jürgen Klopp abriu 2 a 0 antes dos 13 minutos de jogo, com Fabinho - em um belíssimo chute de fora da área - e Salah. No início da segunda etapa, Mané ainda ampliou a vantagem, e os visitantes só conseguiram diminuir com Bernardo Silva.

 

Jürgen Klopp, Liverpool x Manchester City — Foto: Phil Noble/Reuters
 
Os Reds chegaram a 34 pontos conquistados em 36 possíveis e um aproveitamento de 94,4%, igualando a melhor campanha da história do campeonato até a 12ª rodada.
 
O City ainda caiu para a quarta posição, sendo ultrapassado por Leicester, que contou novamente com Vardy, artilheiro do Inglês, e Chelsea, que viu a jovem dupla formada por Pulisic e Abraham funcionar novamente.
 
O ET não para!
Se o técnico Ernesto Valverde é questionado pelas atuações abaixo da média do Barcelona, o time tem o melhor do mundo para resolver dentro de campo. Na goleada por 4 a 1 sobre o Celta de Vigo, Messi fez valer o último prêmio conquistado: hat-trick, com direito a dois golaços parecidos de falta - chegando a 52 na carreira - e atuação fundamental para manter a liderança, que estava ameaçada pelo Real Madrid. Busquets fez o outro gol da equipe catalã.
 

Messi comemora com Busquets e Dembelé — Foto: REUTERS/Albert Gea
 
O Real também contou com o mesmo nome de sempre para fazer seu papel e seguir na cola do Barça. Benzema marcou duas vezes, chegou a nove no Espanhol - é o artilheiro isolado, com um gol a mais que Messi - e ainda viu Sergio Ramos e Valverde deixarem suas marcas no 4 a 0 sobre o Eibar. Vinicius Junior atuou por cerca de 20 minutos e foi discreto. Rodrygo não foi utilizado por Zidane.
 
Sempre tem gol do Lewandowski
O Bayern de Munique não ocupar a liderança do Alemão é algo atípico, mas quem comanda o ataque da equipe segue sendo a mesma pessoa. Lewandowski ampliou seus impressionantes números, marcou duas vezes na goleada por 4 a 0 sobre o Borussia Dortmund e fez o time subir na classificação. Ele se tornou o primeiro jogador a marcar em 11 rodadas seguidas na história da Bundesliga, foi para 16 no topo da artilharia e chegou a 26 em 22 jogos na temporada. Que momento!

 

Comemoração Lewandowski - Bayern x Borussia — Foto: REUTERS/Andreas Gebert
 
O Borussia Mönchengladbach bateu o Wolfsburg por 3 a 1 e segue na liderança, com quatro pontos de vantagem. O RB Leipzig ocupa a segunda posição, com o mesmo número de pontos do Bayern.
 
Eles vão dando conta
Se Neymar, Mbappé e Cavani conviveram com lesões e não estão sendo protagonistas na atual temporada, o PSG vem contando com uma dupla argentina para vencer seus jogos. Em grande fase, Icardi e Di María - responsáveis por 17 gols da equipe no segundo semestre de 2019 - marcaram na vitória por 2 a 1 sobre o Brest e mantiveram os oito pontos de vantagem na liderança do Campeonato Francês.
 

Di María comemora gol do PSG sobre o Brest — Foto: Reuters

E o CR7?
Este talvez seja o ponto fora da curva do fim de semana pelo mundo. O português, que já havia sido substituído no meio de semana pela Champions, deixou o clássico da Juventus contra o Milan aos 9 minutos do segundo tempo após nova atuação apagada. A cena rara, ao menos, foi boa para a Velha Senhora: o substituto Dybala foi responsável pelo bonito gol do 1 a 0 que manteve o time na liderança do Italiano.
 

Dybala substitui Cristiano Ronaldo - Juventus x Milan — Foto: REUTERS/Massimo Pinca
 
Quem segue na cola da Juve é a Internazionale, que tem somente um ponto a menos (32 a 31, em 12 rodadas). A equipe comandada por Antonio Conte venceu o Hellas Verona por 2 a 1, de virada, com gols de Vecino e Barella.
 
 
Tem campeão na MLS!
A liga norte-americana de futebol definiu o dono do título da temporada 2019 no domingo. Jogando em casa, o Seattle Sounders foi superior ao Toronto FC e venceu por 3 a 1 - gols de Leerdam, Victor Rodríguez e Ruidiaz. Foi o segundo título do time de Seattle, que teve o uruguaio Lodeiro como responsável por erguer a taça.
 

Lodeiro ergue a taça conquistada pelo Seattle Sounders — Foto: Joe Nicholson-USA TODAY Sports
 
Destaques brasileiros
Além de Fabinho, que abriu o caminho do Liverpool sobre o City, outros brasileiros foram importantes na rodada do Campeonato Inglês. Andreas Pereira marcou o primeiro gol do Manchester United na vitória por 3 a 1 sobre o Brighton, enquanto Richarlison definiu a vitória do Everton por 2 a 1 sobre o Souhtampton.
  
Outros também apareceram com gols pelo mundo, incluindo um jogador que não marcava havia quase um ano. Paulinho, ex-Vasco, marcou o segundo do Bayer Leverkusen na vitória por 2 a 0 sobre o Wolfsburg - o último gol tinha sido no dia 13 de dezembro do ano passado, na fase de grupos da Liga Europa.
 

Paulinho, Marcos Junior e Richarlison deixaram suas marcas no fim de semana — Foto: GloboEsporte.com
 
No Campeonato Português, os primeiros colocados Benfica e Porto contaram com brasileiros para vencerem seus jogos. O líder Benfica bateu o Santa Clara por 2 a 1 com gol de Carlos Vinicius, enquanto Alex Telles fez o gol do triunfo por 1 a 0 do Porto sobre o Boavista.
  
Por fim, tem artilheiro brasileiro no Campeonato Japonês. Marcos Junior, ex-Fluminense, deixou sua marca em vitória do Yokohama Marinos e isolou-se na artilharia da competição, com 15 gols. Erik, ex-Botafogo e Palmeiras, também deixou sua marca no 4 a 2 sobre o Consadole Sapporo.
 
Queda de muro em campo
Uma réplica do Muro de Berlim foi exibida no sábado ao longo da intermediária do estádio olímpico da capital alemã para comemorar o 30º aniversário de sua queda, antes da partida entre Hertha e Leipzig, pela 11ª rodada da Bundesliga. O duelo terminou com a vitória do Leipzig por 4 a 2.
 

Muro de Berlim é "derrubado" dentro do gramado — Foto: Site oficial da Bundesliga
 
Uma inscrição dizia "Juntos contra os muros, juntos por Berlim" decorava a réplica. De cada lado, as duas equipes faziam o aquecimento. O "Muro" do estádio olímpico, construído com materiais leves, foi desmontado antes do início da partida.
 
A parte lamentável

Um momento que ninguém gostaria de destacar fecha o resumão deste fim de semana. Durante o segundo tempo do jogo entre Shakhtar Donetsk e Dínamo Kiev, pelo Campeonato Ucraniano, Taison e Dentinho foram vítimas de ofensas racistas por parte de torcedores adversários. Os brasileiros se revoltaram em campo e os jogadores chegaram a cogitar encerrar a partida.
 
Taison respondeu mostrando dedo do meio, chutou a bola para a arquibancada e acabou expulso da partida. Ele saiu de campo chorando, e o jogo foi reiniciado pouco depois. O Shakhtar venceu por 1 a 0 e aumentou a pontuação na liderança da competição.
 

Taison responde ofensas racistas da torcida do Dínamo Kiev — Foto: Reprodução

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90