Jornal In Foco Publicidade 1200x90
16/10/2019 às 15h23min - Atualizada em 16/10/2019 às 15h23min

Mundial de Surfe: Medina busca o tri antecipado em Portugal, com Filipinho na cola, e Ítalo embalado

Janela abre nesta quarta com os três brasileiros disputando as duas vagas olímpicas para Tóquio 2020

- Jornal In Foco
Globo Esporte
Foto: Gualter Fatia/Getty Images
A penúltima etapa do Circuito Mundial de surfe abre a janela de disputa na manhã desta quarta-feira, em Peniche, Portugal, com três brasileiros na briga pelo título da temporada e pelas duas vagas do país na Olimpíada de Tóquio 2020. Número 1 do mundo, Gabriel Medina é o único que pode se sagrar campeão por antecipação. Ainda se recuperando de uma lesão nas costas, Filipe Toledo vem colado no líder e é o surfista com melhores chances de levar a decisão para a última etapa, no Havaí. Já o 4º do ranking, Ítalo Ferreira, ressurgiu nessa corrida com vice na França e vem embalado para defender o título em Portugal. A chamada para o início da competição, na Praia de Supertubos, será às 4h (no horário de Brasília).

 Para poder sonhar com o tricampeonato mundial antecipado, Medina tem que chegar no mínimo à final em Peniche. O surfista de Maresias já conseguiu esse feito duas vezes, em oito anos no Tour, e foi campeão em Supertubos em 2017. O atual campeão do mundo estreia na 6ª bateria contra o francês Joan Duru e o português Miguel Blanco.
 
Filipinho também já venceu a etapa de Portugal em uma final brasileira contra o Ítalo, em 2015. O surfista de Ubatuba precisa, pelo menos, chegar às quartas de final em Peniche esse ano para levar a decisão do título para Pipeline, no Havaí. Ele estreia contra o havaiano Ezekiel Lau e o português Vasco Ribeiro.
 
Já Ítalo também tem um histórico de duas finais e um título em Peniche. A última vitória veio justamente no ano passado, quando derrotou Medina nas semifinais e impediu o título antecipado do compatriota. Na decisão, ele derrotou o francês Joan Duru. Ítalo estreia contra o brasileiro Yago Dora e o português Frederico Morais.
 

Atual campeão em Portugal, Ítalo Ferreira vem embalado para buscar o bi após o vice na França — Foto: Henrique Casinhas/NurPhoto
 
Atual número 3 do mundo, o sul-africano Jordy Smith é uma das principais ameaças a mais um título brasileiro. Vice-campeão mundial duas vezes (2010 e 2016), o experiente surfista de 31 anos também foi duas vezes vice em Peniche. O americano Kolohe Andino é o atual número 5 do ranking e completa o grupo dos surfistas que estão na casa dos 40.000 pontos na corrida pelo título. Outros três surfistas ainda têm chances matemáticas de brigar pela coroa de campeão - Jeremy Flores (FRA), Kanoa Igarashi (JAP) e Owen Wright (AUS) -, mas precisam de uma combinação de resultados ruins dos cinco primeiros para conquistar o título mundial.
 
No feminino, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima não têm mais chances de título, mas buscam terminar o ano entre as oito melhores do mundo para garantirem as duas vagas do Brasil na elite do surfe. Tati é a atual número 8 do ranking, enquanto Silvana é a 12ª.
 
Vagas olímpicas

No masculino, os dois melhores surfistas de cada país que terminarem no top 10 garantem vaga para a Olimpíada de Tóquio, no Japão, em 2020. Já no feminino, as duas melhores do top 8 ficam com as vagas. Neste momento, o Brasil teria Gabriel Medina, Filipe Toledo e Tati Weston-Webb classificados. Caso o país não preencha alguma dessas vagas, há uma última chance no Mundial da ISA em 2020.
 
 
Confira as baterias da 1ª fase em Portugal:
1- Kanoa Igarashi (JAP) x Willian Cardoso (BRA) x Ricardo Christie (NZL)
2- Kolohe Andino (EUA) x Griffin Colapinto (EUA) x Soli Bailey (AUS)
3- Italo Ferreira (BRA) x Yago Dora (BRA) x Frederico Morais (POR)
4- Jordy Smith (AFS) x Caio Ibelli (BRA) x Crosby Colapinto (EUA)
5- Filipe Toledo (BRA) x Ezekiel Lau (HAV) x Vasco Ribeiro (POR)
6- Gabriel Medina (BRA) x Joan Duru (FRA) x Miguel Blanco (POR)
7- Owen Wright (AUS) x Jack Freestone (AUS) x Jadson André (BRA)
8- Jeremy Flores (FRA) x Deivid Silva (BRA) x Leonardo Fioravanti (ITA)
9- Julian Wilson (AUS) x Conner Coffin (EUA) x Jessé Mendes (BRA)
10- Seth Moniz (HAV) x Adrian Buchan (AUS) x Peterson Crisanto (BRA)
11- Ryan Callinan (AUS) x Wade Carmichael (AUS) x Sebastian Zietz (HAV)
12- Kelly Slater (EUA) x Michel Bourez (FRA) x Michael Rodrigues (BRA)
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90