Jornal In Foco Publicidade 1200x90
13/09/2019 às 10h17min - Atualizada em 13/09/2019 às 10h17min

Dicas simples ajudam a amenizar os sintomas provocados pelo tempo seco

O ar seco e a baixa umidade do ar provocam o ressecamento das vias aéreas, secreção no nariz e tosse. Beber bastante água, umidificar os ambientes e evitar exercícios em horários com muito sol são algumas dicas para evitar o surgimento dos sintomas.

- Jornal In Foco
G1
Beber água ao longo do dia ajuda a hidratar pele e mucosa. — Foto: Divulgação
O tempo seco afeta a nossa saúde de várias formas, mas medidas simples podem amenizar os sintomas. Segundo a Dra. Ana Escobar, beber água durante o dia, por exemplo, hidrata os órgãos, inclusive pele e mucosa, além de amenizar a tosse seca. Outra recomendação importante é se proteger do sol e evitar praticar exercícios físicos entre 11h e 17h, além de umidificar os ambientes com vaporizadores, toalhas molhadas e baldes com água.
 
Quando respiramos o ar cheio de pó, ele gruda na mucosa respiratória. Para se proteger, ela produz secreção para expulsar esse pó das vias aéreas. Quanto maior a quantidade de poeira, maior a quantidade de muco. Só que secreção em excesso também rompe a barreira de proteção e a gente fica mais exposto a infeção por vírus e bactérias. Toda essa secreção, que pode estar contaminada com um vírus, por exemplo, pode causar: sinusite, rinite, faringite, amidalite ou otite, bronquite ou pneumonia.
 
A Dra. Ana Escobar sugere deixar um soro fisiológico junto da escova de dente para que o ritual de lavar o nariz seja feito junto com o de escovar os dentes e lavar o rosto.
 
O idoso está particularmente mais susceptível à doenças respiratórias pelas condições próprias do envelhecimento, como a redução na produção saliva e menos umidade nas mucosas. Os idosos têm uma diminuição do reflexo de sede e passam a beber menos água. Muitos deixam de tomar água por causa da incontinência urinária. Os cílios presentes nas mucosas dos idosos também ficam menos eficientes.
 
Veja algumas dicas para amenizar os efeitos do tempo seco:
 
Beba água ao longo do dia para hidratar os órgãos, inclusive pele e mucosa;

Umidifique o ambiente com toalha molhada em cima de uma cadeira ou use um umidificador de ar;

Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico pelo menos duas vezes por dia;

Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial;

Faça inalação.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90