Jornal In Foco Publicidade 1200x90
17/05/2019 às 09h43min - Atualizada em 17/05/2019 às 09h43min

Secretaria de Saúde alerta sobre baixa procura de vacinação contra a gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza vai até dia 31 de maio.

- Jornal In Foco
Ascom
Internet
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), 63% dos usuários cadastrados entre os grupos-alvo já foram vacinados. Porém, a meta estipulada pelo Governo Federal é de 90%.  A Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza vai até dia 31 de maio.

Apenas os idosos já superaram a meta. Podem se vacinar, gestantes puérperas [mulheres que deram à luz a até 45 dias], crianças de seis meses a menos de seis anos, trabalhadores da saúde, professores que atuam em salas de aula, indígenas, idosos a partir dos 60 anos, além de pessoas com saúde frágil (doentes renais e hepáticos, diabéticos e obesos).

No município, apenas as unidades de saúde da Vila Feitosa e Cedere 3 não estão realizando a vacinação, pois já alcançaram a meta. As demais USF’s estão aplicando a vacina normalmente. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Conheça Mitos e Verdades sobre a vacina da gripe

É possível pegar gripe pela vacina?

Isso não é possível. A vacina contra a gripe é feita com o vírus morto. Portanto, é 100% segura e incapaz de provocar a doença nas pessoas que são vacinadas.

É preciso tomar a vacina todos os anos?

Sim. Isso acontece por dois motivos. Primeiro, porque a imunidade da vacina se mantém por um período de aproximadamente 12 meses. Segundo, porque a cada ano temos vírus diferentes, que causam diferentes tipos de gripe, e a vacina é produzida a partir dos vírus que estão mais propensos a aparecer durante o período de vacinação.

Gripe e resfriado são doenças diferentes?

Embora os sintomas sejam muito parecidos, os vírus que causam a gripe e o resfriado são diferentes. A gripe é uma doença mais grave, que causa febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta e exige mais cuidados para não evoluir para uma pneumonia. Já o resfriado é mais brando e dura menos tempo.

Em gestantes, a vacina faz mal para o bebê?

Pelo contrário. É muito importante a vacinação das grávidas, pois quando a mãe é vacinada o bebê também fica protegido.

A gripe pode matar?

Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco como, pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.

A única forma de prevenir a gripe é tomando a vacina?

A vacina contra a gripe é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença, porém, existem outras medidas importantes que ajudam na prevenção: 
– Lavar e higienizar as mãos com frequência. 
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa. 
– Evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca. 
– Ter boa alimentação e beber bastante líquido. 
– Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe. 
– Manter a sua casa bem arejada.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90