Jornal In Foco Publicidade 1200x90
13/07/2017 às 11h19min - Atualizada em 13/07/2017 às 11h19min

Cinema: 60 filmes pra quem ama Rock e Metal

whiplash.net
Há muitos filmes que são especialmente de Rock, outros apenas contém uma trilha sonora deste estilo. Esta matéria mostrará os vários filmes que tratam do tema, alguns que são verdadeiras e maravilhosas homenagens e outros que apenas flertam com o Rock e o Metal, alguns bem conhecidos outros menos. Eis 60 destes filmes. Prepare a pipoca e boa leitura.
 
60 - Heavy Metal: Universo em fantasia (1981)
O clássico "Heavy Metal" é composto de histórias baseadas nas revistas adultas em quadrinhos de ficção científica e fantasia de mesmo nome. Apesar de não ser um filme sobre rock ou metal, é célebre entre os fãs do estilo pela memorável trilha sonora composta por Black Sabbath, Blue Öyster Cult, Journey, Nazareth, Grand Funk Railroad, Devo, Sammy Hagar, Cheap Trick, etc.

59 - Heavy Metal 2000 (2000)
"Heavy Metal 2000" é a continuação da animação anteriormente comentada. Também baseado nos quadrinhos, conta com trilha sonora de Pantera, System of a Down, Billy Idol, Queens of the Stone Age, Bauhaus, Machine Head, entre outras.

58 - The Rocky Horror Picture Show (1975)
No musical "The Rocky Horror Picture Show", um casal após ter problema com o carro, acaba parando em um misterioso castelo no meio do nada para pedir ajuda, e lá se deparam com muitas situações bizarras.

57 - Aconteceu em Woodstock (2009)
"Taking Woodstock" nos faz voltar a 1969, ano em que ocorreu o mais célebre festival de Rock de todos os tempos. Baseado no livro auto-biográfico "Taking Woodstock: A True Story of a Riot, A Concert, and A Life" de Elliot Tiber, conta como ele conseguiu levar o Woodstock para a pequena cidade de White Lake, no interior de Nova York.

56 - Os Reis do Iê Iê Iê (1964)
"A Hard Day's Night" foi o primeiro filme dos Beatles, e simplesmente mostra um dia da rotina do quarteto de Liverpool, no auge de seu sucesso. Concorreu a dois oscars e acabou se tornando um clássico do cinema. É uma comédia tipicamente inglesa filmada em preto em branco, e em forma de documentário fictício.

55 - Somos tão jovens (2013)
"Somos tão jovens" nos mostra o jovem idealista Renato Russo, que na música começou com o Aborto Elétrico e depois no Legião Urbana, que se tornou um dos maiores nomes do rock nacional de todos os tempos, encantando diversas gerações.

54 - Cazuza: O tempo não para (2004)
"Cazuza: O tempo não para" conta a história de Cazuza, desde o início da carreira, em 1981, até sua morte em 1990, aos 32 anos, mostrando o seu sucesso com o Barão Vermelho e a carreira solo, com suas letras que se tornaram a voz de uma geração.

53 - Metal - Uma Jornada pelo Mundo do Heavy Metal (2005)
O documentário "Metal: A Headbanger's Journey" mostra o antropólogo canadense Sam Dunn, que se tornou um fã de heavy metal aos 12 anos. Ele viaja através do mundo para obter várias opiniões sobre o Metal, incluindo suas origens, cultura, controvérsias e razões pelas quais ele é amado por tantas pessoas. Contém entrevistas com astros do rock e do metal como Dio (Black Sabbath, Rainbow), Tom Araya e Kerry King (Slayer), Tony Iommi (Black Sabbath), Alice Cooper, Bruce Dickinson (Iron Maiden), Angela Gossow (Arch Enemy), Tom Morello (Rage Against the Machine), Vince Neil (Mötley Crüe), Lemmy Kismister(Motörhead), Geddy Lee (Rush), Doro Pesch, Dee Snider (Twister Sister), Rob Zombie (White Zombie) e muito mais. Na trilha sonora: Iron Maiden, Accept, Blue Cheer, Arch Enemy, Dio, Diamond Head, Motörhead, Rush, Sepultura, Slayer, Van Halen, Venom, Twisted Sister, Mötley Crüe, Metallica, Girlschool, Canibal Corpse, entre outros.

52 - Global Metal (2008)
"Global Metal" é um documentário, continuação de "Metal: A Headbanger's Journey". Mostra o impacto da globalização com o heavy metal e a influência do estilo em diferentes países e culturas pelo mundo. Contém entrevistas com vários músicos e fãs do estilo, novamente. Na trilha sonora: Iron Maiden, Scorpions, Kiss, Deep Purple, Motörhead, Sepultura, Slayer, In Flames, X Japan, Metallica, Marty Friedman, Lamb of God, Sigh entre outros.

51 - Kiss contra o fantasma do parque (1978)
"Kiss Meets The Phantom of The Park" é baseado nas revistas em quadrinhos "Kiss" da Marvel, e nos mostra os integrantes clássicos do Kiss, Paul Stanley, Gene Simmons, Ace Frehley e Peter Criss, cada um com um super poder, que se unem para combater o louco cientista Abner, que descobriu uma maneira de clonar humanos. Curiosamente, os membros do Kiss que participaram do filme se lamentam e se arrependem profundamente por terem participado.

50 - Little Nicky: Um Diabo Diferente (2000)
Em "Little Nicky", comédia com Adam Sandler no papel principal, Nicky é um jovem fã de Heavy Metal e é o filho do Diabo. Porém, ele é bom e seu objetivo é impedir seus dois irmãos, que intencionam roubar o trono do pai para fazer um verdadeiro inferno na Terra. Participações especiais de Ozzy Osbourne e Quentin Tarantino, e trilha sonora com AC/DC, Van Halen, Ozzy, Disturbed, Deftones, Scorpions, Dave Grohl, Muse, P.O.D., Johnny Cash, etc.

49 - Bill & Ted - Uma Aventura Fantástica (1989)
Em "Bill & Ted's Excellent Adventure", Bill e Ted são dois fãs de Rock que tem uma banda. Certo dia eles conhecem o misterioso Rufus, que é um emissário do futuro. No tempo de Rufus, a música dos dois amigos é o que mantém a existência e se a banda deles for banida, o mundo de Rufus pode perecer. Trilha sonora com Shark Island, Extreme, Power Tool, Big Pig, Robbie Rob, Tora Tora, Toxic Tunes, Vital Signs, Rori, etc.

48 - Bill & Ted - Dois Loucos no Tempo (1991)
Em "Bill & Ted's Bogus Journey", uma criatura do mal planeja criar uma nova ordem e para tal é necessário aniquilar os roqueiros Bill e Ted. Eles morrem e são substituídos por dois robôs idênticos a eles. Mas os verdadeiros Bill e Ted ainda vão lutar para tentar vencer a Morte, passando pelo Inferno e o Paraíso, e ainda participar de um concurso de bandas. Trilha sonora com Megadeth, Slaughter, Faith no more, Steve Vai, Kiss, Ritchie Kotzen, Winger, Primus, etc.

47 - CBGB - O berço do Punk Rock (2013)
"CBGB" conta a história real do conhecido clube nova-iorquino de Hilly Kristal que exigia que as bandas que lá tocavam, executassem apenas músicas próprias, e que acabou se tornando o berço de várias bandas, algumas bem renomadas, principalmente de punk. Trilha sonora com New York Dolls, The Police, Joey Ramone, The Heartbreakers, The Stooges, The Velvet Undeground, MC5, Talking Heads, Blondie, Dead Boys, etc

46 - C.R.A.Z.Y. - Loucos por amor (2005)
"Coming of age" nos mostra Zachary, nascido nos anos 60, é o 4º entre 5 irmãos, todos meninos. Sua infância e adolescência são difíceis por ele perceber a descoberta de uma sexualidade diferente do "comum" e sua tentativa de reprimir o que sente para não decepcionar a conservadora família, principalmente o pai. Na trilha sonora David Bowie, Elvis Presley, Jefferson Airplane, Pink Floyd, Rolling Stones, The Cure e The Stories.

45 - Elvis Presley: O início de uma lenda (2005)
"Elvis" conta a conturbada vida da lenda Elvis Presley, desde sua humilde origem até sua ascensão titânica, seus problemas com drogas, relacionamentos e sua personalidade difícil e única. Uma belíssima cinebiografia para conhecer um pouco do rei do Rock and Roll.

44 - A Fera do Rock (1989)
"Great Balls of Fire!" é uma biografia do cantor de rock Jerry Lee Lewis. Mostra sua grande fama e reconhecimento nos anos 50 e também seu envolvimento com Myra Gale Lewis, com quem se casou quando ela tinha apenas 13 anos e a decadência em sua carreira e vida pessoal devido a este fato.

43 - Hair (1979)
"Hair" é um belíssimo musical bem ao estilo do Glam Rock setentista e um produto da contracultura hippie e da revolução sexual dos anos 60. Drogas, pacifismo, amor, aversão aos comportamentos convencionais impostos pela sociedade compõem esta bela obra.

42 - Deathgasm (2015)
"Deathgasm" mostra a amizade de dois headbangers Zakk, que montam uma banda. Um dia eles acidentalmente acabam invocando forças do mal, e terão que enfrentar seres malignos. Um filme bem trash, com uma trilha sonora repleta de Metal underground, do heavy ao black: Skull Fist, Bulletbelt, Emperor, Ihsahn, Axeslasher, Goatesque, Midnight, Pathology, Elm Street, etc.

41 - Meu pecado favorito (2003)
"Prey For Rock and Roll" é um filme baseado na vida de Cheri Lovedog, que era vocalista de uma banda de punk rock e lutou durante muito tempo em vão para atingir o sucesso. É um drama que gira em torno do lugar-comum "sexo, drogas e rock 'n' roll", mas que também trata de assuntos mais sérios. Está longe de ser uma obra-prima, mas é um filme interessante pra quem gosta do estilo assistir, nem que seja só por curiosidade.

40 - Dois loucos na noite (1993)
"The Stoned Age" é simplesmente sobre Joe e Hubbs, um par de headbangers em busca de diversão, numa noite qualquer. Este é o conto de suas aventuras, que envolve o clássico "sexo, drogas e rock 'n' roll". É um filme meio bobo, mas engraçado, bem do estilo do clássico "Dazed and Confuzed", aliás na capa do filme consta a inscrição: "Melhor que Dazed and Confused". A trilha sonora é uma das melhores que já conheci, com Black Sabbath, Blue Öyster Cult, Ted Nugent, Deep Purple, Focus, Montrose, Foghat, T.Rex, entre outros.

39 - O pior trabalho do mundo (2010)
Em "Get Him to the Greek", um jovem se torna segurança do astro do rock Aldous Snow é um renomado músico de temperamento forte e que leva a vida regrada a alcoolismo e festas. A maior parte da trilha sonora foi feita para o filme, mas também tem Sex Pistols, The Clash, T. Rex, The Rolling Stones, New York Dolls, Ramones, etc, e participações de Lars Ulrich do Metallica e Dee Snider do Twisted Sister.

38 - O roqueiro (2008)
"The Rocker" mostra o baterista Fish, 20 anos após ser chutado da banda Vesuvius, de Glam Metal nos anos 80. Depois de muito tempo parado ele tentar à música e começa a tocar com o seu sobrinho. Na trilha sonora Cinderella, Foreigner, Europe, Poison, além de várias músicas feitas apenas para o filme.

37 - Hedwig: Rock, Amor e Traição (2001)
Em "Hedwig and the Angry Inch", Hedwig é uma cantora de rock transsexual, que passa por muitos dissabores, mas também belos momentos. Esta é uma belíssima obra que mistura comédia, romance e drama, e conta com uma história no fundo bem profunda e comovente e uma belíssima trilha sonora composta apenas para o filme.

36 - Controle: A história de Ian Curtis (2007)
"Control" mostra os últimos anos da vida de Ian Curtis, vocalista da lendária banda inglesa Joy Division, que suicidou em 18 de maio de 1980, aos 23 anos. Uma obra poética, melancólica e sombria, que foca na personalidade excêntrica do artista retratado.

35 - A Rosa (1979)
"The Rose" é uma história de comédia e drama livremente baseada na vida de Janis Joplin. A trilha sonora foi toda feita para o filme, na fantástica voz de Bette Midler.

34 - The Wonders - O Sonho Não Acabou (1996)
Em "That Thing You Do!" é 1964, tempo de auge dos Beatles. Em uma pequena cidade da Pensilvânia, EUA, surge os Wonders, banda fictícia que segue a mesma linha musical do quarteto de Liverpool, e que aos poucos também vai chegando à fama. Trilha sonora composta para o filme.

33 - Sid e Nancy - O amor mata (1987)
"Sid and Nancy", uma bela produção com atuações excelentes, conta a trágica história de amor até a morte, do músico Sid Vicious, integrante do Sex Pistols, e Nancy, dois viciados em heroína, que eram perfeitos arquétipos da geração punk da década de 1970.

32 - Magia Negra no Rock (1991)
Em "Shock em' Dead", Martin faz um pacto com o diabo para se transformar numa grande estrela do Hard Rock. Ele se torna um guitarrista excepcional e tem tudo o que quer, porém terá que pagar um certo preço. Este é um filme de "terror trash" com trilha sonora fantástica, com participação do monstro da guitarra Michael Angelo Batio. Curiosamente o roteiro foi escrito em apenas três semanas e filmado em seis.

31 - Johnny & June (2005)
"Walk the Line" conta a trágica história do lendário cantor Johnny Cash, e seu amor pela também cantora June Carter. Simplesmente um dos melhores filmes já feitos, belíssimo, com atuações impecáveis e trilha sonora maravilhosa.

30 - Jovens, Loucos e Rebeldes (1993)
"Dazed and Confused" se passa em 1976, e (que surpresa!) mostra jovens à procura de bagunça, sexo, drogas e na trilha sonora tem muito Rock 'n' Roll das antigas como Alice Cooper, Nazareth, Aerosmith, ZZ Top, Black Sabbath, Deep Purple, Lynyrd Skynyrd, Kiss, Peter Frampton e muito mais. Curiosamente, o cultuado diretor Quentin Tarantino o incluiu em sua lista de dez melhores filmes de todos os tempos.

29 - Quanto mais idiota melhor (1992)
"Wayne's World" é uma engraçadíssima comédia com participações de Meat Loaf e Alice Cooper. Mostar Wayne e Garth, dois jovens fãs de Heavy Metal que apresentam um pequeno programa independente, e recebem proposta de um contrato para uma grande rede de televisão. Na trilha sonora, Queen, Cinderella, Jimi Hendrix, Black Sabbath, Alice Cooper, Eric Clapton, Soundgarden, Ugly Kid Joe, entre outros.

28 - Quanto mais idiota melhor 2 (1993)
"Wayne's World 2" é a continuação do filme comentado anteriormente; e dessa vez traz participação do Aerosmith. Wayne conversa com Jim Morrison em sonho, que o diz para organizar um concerto de Rock. Então Wayne e Garth providenciam o 'Waynestock'. Na trilha sonora, Robert Plant, Aerosmith, Bad Company, Joan Jett & the Blackhearts, entre outros. Uma comédia trash e engraçadíssima como o primeiro.

27 - Tommy (1975)
A famosa ópera rock do The Who "Tommy" é uma obra-prima artística para ser vista e revista. Nos mostra a criança cega, surda e muda(devido a problemas psicológicos) que se torna um campeão de pinball e, mais tarde, ídolo pop. Trilha sonora incrível, e participações de Elton John, Tina Turner, Arthur Brown e Eric Clapton.

26 - O garoto de Liverpool (2009)
"Nowhere Boy" é um filme de drama emocionante baseado na vida do jovem idealista John Lennon, que sonhava em ser como o rei Elvis Presley, e acabou se tornando um dos maiores astros da história da música.

25 - Os cabeças de vento (1994)
Em "Airheads", três fãs de Metal que tem uma banda invadem a rádio KPPX, especializada em rock, com armas de brinquedo e obrigam o DJ a tocar sua fita demo, causando grande confusão. Uma comédia muito bacana tanto pra quem curte quanto pra quem não curte Rock. Conta com participações do White Zombie e de Lemmy Kilmister, e trilha sonora de Motörhead, Ramones, Anthrax, Candlebox, 4 Non Blondes, etc.

24 - Black Roses: a banda maldita (1988)
"Black Roses" é o nome de um conjunto de Hard Rock que tem show marcado numa pequena cidade. Os pais se preocupam com a "música satânica" do grupo, enquanto os jovens ficam empolgados pela grande atração, e mais tarde realmente os músicos demonstram ser demônios. É incrível como um filme tão ruim consegue ser tão maravilhoso! Isto mesmo; pois apesar dos efeitos e maquiagens toscas e a história boba; o filme tem diálogos inteligentes que provocam reflexão e uma trilha sonora impecável, quase toda feita por membros da banda de Hard Rock King Kobra, além de Lizzy Borden, Tempest, Bango Tango, David Michael-Phillips e Hallow's Eve. Filme bem do estilo de "Heavy Metal do terror"; recomendado principalmente para fãs de Hard/Glam oitentista.

23 - A Encruzilhada (1986)
"Crossroads" fala sobre um jovem e talentoso guitarrista à procura de fama e fortuna e assim junta-se a um experiente músico de blues, que o ensinará algumas lições sobre música e sobre a vida. Maravilhosa a participação de Steve Vai no filme, em épico duelo de guitarra. Muito bom!

22 - A história de Little Richard (2000)
"Little Richard" mostra a vida de Little Richard, o lendário cantor dos anos 50. A trama mostra desde sua infância pobre, passando pelo meteórico sucesso do músico até o seu retorno depois de deixar o rock para se tornar um pastor. Filme muito bonito, além de engraçado e comovente.

21 - Não estou lá (2007)
"I'm Not There", fala sobre o poeta e músico Bob Dylan(interpretado por vários atores distintos: Christian Bale, Cate Blanchett, Heath Ledger, Marcus Carl Franklin, Richard Gere e Ben Whishaw), porta-voz de uma geração e ícone da contracultura nos anos 60. Um filme com atuações fantásticas, trilha sonora lindíssima e de uma beleza poética inigualável. Mais que recomendado!

20 - A era do Rock (2004)
No filme "Pop Rocks", uma banda de Hard Rock chamada Rock Toxin, após fazer muito sucesso, acaba se dissolvendo, em 1982. Vinte anos depois, o vocalista tem um emprego monótono e enfrenta problemas como pai. Mas um velho amigo lhe dará a chance de voltar à cena e reviver a antiga banda. A trilha sonora conta com muito Hard como Foreigner e Kiss, além de músicas originais. É um filme de comédia bem divertido e leve. O único problema é que este filme é difícílimo de ser encontrado pra baixar ou comprar, simplesmente não se acha em lugar nenhum. Tive a sorte de assistir no sbt quando passou, muitos anos atrás. Então, se alguém souber onde encontrá-lo, favor colocar nos comentários.

19 - Os Piratas do Rock (2009)
"The Boat That Rocked", se passa em 1966. DJs dentro de um grande navio fazem algo inédito, montam uma rádio pirta que toca rock 24 horas por dia. A trilha sonora é composta de vários clássicos do rock sessentista, incluindo artistas e bandas como The Kinks, The Beach Boys, The Who, Jimi Hendrix, Procol Harum, David Bowie, Cat Stevens, Cream, Jeff Beck, Moody Blues, etc. É um bom filme: engraçado, ao mesmo tempo emocionante e com muita música boa, pra quem curte rock sessentista.

18 - Isto é Spinal Tap (1984)
"This Is Spinal Tap" é um documentário sobre a banda fictícia Spinal Tap, que satiriza o comportamento e as ambições musicais das bandas de hard rock e heavy metal dos anos 80. A trilha sonora é toda original. Uma verdadeira obra-prima essencial para fãs de Heavy Metal. Curiosamente, numa entrevista de 1997 dada à revista Spin pelo guitarrista Brad Whitford, do Aerosmith, ele disse: "da primeira vez que Steven Tyler viu o filme, ele não achou graça. Para que você veja quão próximo aquilo era. Ele ficou chateado! Para ele, aquilo não tinha graça nenhuma!"


17 - Vida de Solteiro (1992)
"Singles" é um filme de Cameron Crowe(o mesmo cara que fez "Quase Famosos"). Se passa em Seattle, início dos anos 90, no auge do Grunge. Várias histórias paralelas sobre jovens se descobrindo na vida profissional e amorosa. Um filme de amor e de rock, principalmente pra quem curte Grunge, com trilha de nomes como Alice In Chains, Pearl Jam, Chris Cornell, Soundgarden, Jimi Hendrix e Smashing Pumpkins.

16 - Hysteria - A história do Def Leppard (2001)
"Hysteria -The Def Leppard Story" mostra a história real do grupo inglês de Heavy Metal Def Leppard, que começou fazendo parte da NWOBHM(New Wave of British Heavy Metal) e depois de tornou o som mais comercial devido ao enorme sucesso alcançado. Mostra os problemas com drogas e álcool de alguns integrantes e o acidente sofrido pelo baterista Rick Allen, que acabou perdendo um braço. Belíssimo e dramático! Recomendado a não só fãs da banda.

15 - Pink Floyd: The Wall (1982)
A história de "The Wall" é contada através com a música do Pink Floyd. É sobre Pink, um típico astro do rock que se parece com Syd Barret, numa misteriosa viagem interior(interpretado pelo músico Bob Geldof). Roger Waters faz uma pequena participação como convidado do casamento de Pink em "Mother". Uma obra psicodélica, filosófica e poética, repleta de metáforas, e ao som de uma das maiores e mais profundas lendas do Rock.

14 - The Runaways: Garotas do Rock (2010)
"The Runaways" é um filme de drama que conta a história da banda de rock da década de 1970 de mesmo nome. O roteiro foi adaptado do livro Neon Angel: A Memoir of a Runaway, escrito pela vocalista original da banda Cherie Currie. Um belo filme com muitas tragédias e alegrias, ao som do The Runaways.

13 - Ainda muito loucos(1998)
"Still Crazy" nos mostra 20 anos depois da banda de Hard Rock Strange Fruit ter sido desfeita, como estão os antigos músicos agora e a ideia de se reunirem e voltarem a tocar. Na trilha sonora, várias músicas excelentes criadas para a banda fictícia do filme, com destaque a música "The flame still burns", principalmente no final emocionante. Um filme muito bonito e divertido para amantes de Rock.

12 - Pé na Estrada - Bandwagon (1996)
Em "Bandwagon", o baterista Charlie forma a banda Circus Monkey e procura ascensão. Os integrantes se dispõem a tocar em qualquer lugar para serem reconhecidos. A trilha sonora é toda original.

11 - Heavy Metal do horror (ou O Rock do Dia das Bruxas) (1986):
"Trick or Treat" é um clássico filme trash oitentista; traz participações de Ozzy Osbourne e Gene Simmons, e a trilha sonora foi feita pela banda de Hard Rock Fastway. Conta a história de um jovem fã de Heavy Metal que sofre bullying na escola. Mas coisas estranhas e até surreais começam a acontecer e mudam a sua vida completamente.

10 - Rock of Ages: o filme (2012)
"Rock of Ages" é um filme de comédia/musical, adaptado da peça de mesmo nome de Chris D'Arienzo, que fez bastante sucesso na broadway. É um filme para fãs de Glam/Hard Rock oitentista, principalmente. E embora seja uma boba história de amor clichê, vale pela trilha sonora magnífica que conta com Foreigner, Guns 'n' Roses, Skid Row, Quiet Riot, Bon Jovi, Twisted Sister, Poison, Whitesnake, Kiss, Def Leppard, Journey, Joan Jett, Warrant, Extreme, entre outros clássicos dos anos 80. Os protagonistas cantam muito e fizeram um trabalho encantador, principalmente o Diego. O Tom Cruise também se saiu bem com um vocal digno do Mötley Crüe e do Ratt. Legal também a pequena participação de Sebastian Bach.

9 - Escola de Rock (2003)
"School of Rock" é uma comédia protagonizada por Jack Black, do grupo Tenacious D. É um filme leve e divertido com uma história bacana e criativa, que homenageia ao rock e aos fãs do estilo. Na trilha sonora tem vários monstros do rock como The Who, The Doors, Led Zeppelin, AC/DC, Cream, Ramones, entre outros.

8 - Metalhead (2013)
"Metalhead" é um filme dramático sobre Metal, que trata do assunto de forma mais séria e filosófica. A personagem protagonista Hera Karlsdottir nasceu em 1970, ano em que o heavy metal foi criado pelo Black Sabbath. Após seu irmão mais velho morrer em um acidente, ela se sente culpada, e encontra força e consolo no Metal. A trilha sonora conta com bandas como Megadeth, Savatage, Judas Priest, Diamond Head e Lizzy Borden.

7 - Tenacious D - uma dupla infernal (2006)
Tenacious D in: The Pick of Destiny é um filme musical que conta a história de forma cômica e nonsense da banda de rock Tenacious D, formada pelos atores e músicos Jack Black e Kyle Gass. Tem a participação especial de Ronnie James Dio, Dave Grohl, Meat Loaf, Ben Stiller e Tim Robbins. Muito bom!

6 - The Doors - o filme (1991)
O filme "The Doors" de Oliver Stone, com atuação brilhante de Val Kilmer, é uma verdadeira obra-prima que conta a história da banda, mas que foca principalmente no psicológico do genial e excêntrico Jim Morisson, um dos maiores poetas do Rock

5 - Velvet Goldmine (1998)
Em "Velvet Goldmine" é 1971, e o glam rock está em ascensão na Inglaterra, trazendo inovações na música e escandalizando o conservadorismo da época, com as pessoas vestindo roupas consideradas estranhas, os homens se vestindo como mulheres e buscando uma maior liberdade sexual. É com certeza um dos mais belos filmes já feitos, não apenas sobre rock; devido à sua sensibilidade e à profundidade filosófica que exala em alguns momentos, ao som de uma trilha sonora mais que memorável. Enfim, se ainda não viu, assista, com a mente aberta esta lindíssima obra da sétima arte.

4 - Across the Universe (2007)
"Across the Universe" é um maravilhoso musical que se passa nos anos 60. É ao mesmo tempo divertido e sério, engraçado e comovente; é uma linda crítica à guerra e uma ode ao amor. A maioria das canções do filme são canções que já foram interpretadas pelos Beatles, porém cantados pelos próprios atores, que fizeram um trabalho excelente.

3 - Detroit: a cidade do Rock (1999)
"Detroit Rock City" é uma comédia sobre quatro adolescentes de uma banda cover do Kiss que passam por algumas "aventuras" para ver seus ídolos em Detroit em 1978. Filme engraçadíssimo e essencial para todo fã de rock. Na trilha sonora, que é fantástica, além de ter muito Kiss, tem Nazareth, Thin Lizzy, Van Halen, AC/DC, Ted Nugent, Black Sabbath, Blue Oyster Cult, Ramones, UFO, Sweet, The Runaways, entre outras bandas clássicas.

2 - Rockstar (2001)
"Rock Star" é inspirado na vida do vocalista Tim Ripper e no período em que ele foi vocalista do Judas Priest. É uma bela produção de Hollywood com grandes estrelas do cinema. A banda fictícia Steel Dragon que aparece no filme é formada por Zakk Wylde na guitarra, Jeff Pilson no baixo e Jason Bonham na bateria. Os vocais foram feitos por Miljenko Matijevic (da banda de hard rock Steelheart) e Jeff Scott Soto, além de o filme ter uma pequena participação de Myles Kennedy, vocalista da banda solo de Slash e do Alter Bridge.

1 - Quase famosos (2000)
"Almost Famous" é uma das mais bonitas homenagens já feitas ao rock no cinema. Retrata o cenário do rock dos anos 70. Baseado na vida pessoal do diretor Cameron Crowe, fala sobre um rapaz de 15 anos aspirante a jornalista que consegue trabalho na revista Rolling Stone, e deve acompanhar a banda fictícia Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos . A trilha sonora impecável conta com Led Zeppelin, Elton John, The Who, Yes, Lynyrd Skynyrd, David Bowie, Simon & Garfunkel, Rod Stewart, além de outros clássicos e canções originais do "Stillwater", banda que é uma mistura de três bandas, conforme o próprio Cameron: Led Zeppelin, The Allman Brothers Band e Lynyrd Skynyrd.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90