Após ser empossado governador do Pará na manhã desta terça-feira (1º), na
sede da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), em Belém, na sede da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) e em evento público no Palácio Lauro Sodré, Helder Barbalho (MDB) recebe nesta tarde a faixa em cerimônia inédita em Marabá, sudeste do estado. O governador eleito do Pará realiza a posse em três cidades do estado. A cerimônia será realizada também em Santarém.
Em Marabá, a posse começou às 15h30, no Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha, espaço para cerca de mil pessoas. Barbalho recebeu a faixa de um aluno de escola pública. Lúcio Vale, eleito vice-governador, que também iria tomar posse, não pode participar do evento por atraso no voo comercial que o levaria até Mar4abá, de acordo com informações do MDB.
O novo governador recebeu honrarias militares, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar; e homenagens do prefeito da cidade, Tião Miranda.
Em seguida, de acordo com a agenda de Helder, haverá cerimônia de posse em Santarém, no oeste do Pará, às 18h30, no Centro Cultural João Fona.
Posse em Belém O governador eleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), e o seu vice, Lúcio Vale, tomaram posse oficialmente durante cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (1º) no plenário da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) em Belém. Ao fim da cerimônia, Helder recebeu a faixa governamental das mãos da esposa, em solenidade em frente ao Museu Histórico do Pará, Palácio Lauro Sodré. O ex-governador Simão Jatene avisou que não compareceria para passar a faixa.
A cerimônia, que estava prevista para iniciar 9h, começou por volta de 9h40. Presidiu a solenidade a presidente em exercício da Alepa, Cilene Couto.
Participaram da mesa os pais de Helder, o senador Jader Barbalho e a deputada federal Elcione, além de autoridades municipais e estaduais. No plenário estiveram presentes os deputados e membros do secretariado de Helder, que levou também os filhos pequenos para a cerimônia.