19/10/2018 às 15h32min - Atualizada em 19/10/2018 às 15h32min

Unidade de Zoonoses volta a fazer testes rápidos de leishmaniose na próxima segunda-feira

- Jornal In Foco
Ascom
Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai retomar, na próxima segunda-feira (22), o trabalho de testagem rápida de triagem canina para leishmaniose visceral. Os testes serão realizados na Unidade de Zoonoses, localizada na rua Constâncio Lino, bairro Novo Horizonte.

Paralelo à volta dos testes rápidos, as equipes da Secretaria de Saúde também iniciarão a coleta de amostras sanguíneas de cães nos bairros Novo Brasil e Parque Shalon. A intenção é realizar um inquérito canino e avaliar o percentual de positividade para leishmaniose visceral em animais daqueles bairros. A ação é uma recomendação do Ministério da Saúde.

A principal meta da Semsa é conter o avanço da doença no município. Para tanto, o órgão público tem realizado ações preventivas no combate ao principal vetor da doença, o mosquito palha. Nas residências localizadas em setores com mais incidência da enfermidade, equipes realizam a borrifação química, além de orientarem os moradores sobre as formas de se evitar a reprodução do mosquito.

Além dos testes rápidos para leishmaniose, a Unidade de Zoonoses também está vacinando cães e gatos, a partir de três meses de idade, contra a raiva. A unidade funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »