Jornal In Foco Publicidade 1200x90
19/07/2018 às 09h38min - Atualizada em 19/07/2018 às 09h38min

No período de férias escolares redobre os cuidados com as crianças

Atila Penha - Jornal In Foco
As férias escolares chegaram e com elas o tão esperado verão, período mais propício para levar a família a praia, tomar aquele banho na piscina ou aproveitar a tarde no clube, e com esse tempo livre as crianças gostam de extravasar e aproveitar ao máximo, mas nem tudo é festa, o cuidado com a água e as brincadeiras devem ser redobrados.

Foram registrados 6 mil casos por ano de mortes por afogamento no país, esse número só é superado pelas mortes de crianças em acidentes de trânsito. A terceira causa é a sufocação, os motivos vão desde uma moeda ou botão na boca até por uma brincadeira com o saco do mercado na cabeça.



Outra brincadeira que fazem a alegria de crianças e adultos, vem causando bastantes acidentes e até mortes. A brincadeira com pipa também chamada de papagaio, pandorga ou raia é muito comum, principalmente nas regiões mais quentes, como a região norte, mas a sua prática pode levar a sérios acidentes como os que já foram registrados em diversas cidades do Brasil.

Acidentes envolvendo linhas com cerol já fizeram várias vítimas, a mistura de cola e vidro é extremamente cortante e os motociclistas são as vítimas mais frequentes. Para tentar diminuir os casos foi criado o projeto de lei do senado nº 297, de 2011 que proíbe a utilização de cerol.



A prática da brincadeira em área urbana também causa problemas na rede elétrica deixando bairros sem energia, o ato de tentar resgatar as pipas enroscadas nos fios de alta tensão também são um risco as crianças, pela causa de morte por descargas elétricas.



Mas alguns ainda têm sorte, como as duas crianças que foram registradas na manhã desta quarta-feira (18) tentando resgatar uma das pipas enroscada na rede elétrica no centro do município de Canaã dos Carajás, as duas crianças usavam uma espécie de barra para tentar resgatar o brinquedo. Felizmente não houve nenhum acidente, mas é necessário ficar de olho para que uma tragédia não venha acontecer.


Crianças flagradas no centro de Canaã.

Para evitar acidentes, a Celpa, responsável pela distribuição e geração de energia no estado do Pará, orienta que as pessoas empinem as pipas em campos abertos, com boa visibilidade, longe de fiação elétrica e longe do trânsito.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90