Jornal In Foco Publicidade 1200x90
11/06/2024 às 09h13min - Atualizada em 11/06/2024 às 09h13min

Mais de 1.000 crianças foram vacinadas contra pólio e sarampo em Canaã dos Carajás

Imunização continua até sexta-feira (14) em todas as Unidades Básicas de Saúde do município

A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), continua até a próxima sexta-feira (14), a campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Até o momento, 1.181 crianças menores de cinco anos já foram imunizadas. No último sábado (8), o Dia D de imunização resultou na aplicação de 642 doses.

A meta da prefeitura é vacinar pelo menos 95% das crianças dessa faixa etária. A baixa cobertura vacinal nos últimos anos tem levado ao ressurgimento do sarampo no Brasil, doença que já havia sido erradicada no país. A vacinação é a principal medida de prevenção contra essas doenças.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano.

Já a poliomielite é causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, e geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90