Jornal In Foco Publicidade 1200x90
10/04/2024 às 13h36min - Atualizada em 10/04/2024 às 13h36min

Ilhados dentro de casa: Rua no Bairro Vale dos Sonhos 1 alaga mais uma vez após chuva forte

Moradores reclamam de constantes alagamentos após o canal transborda na região

Moradores reclamam de constante alagamento na rua Tocantins e Alameda Xingu ao lado da unidade básica  de saúde josé Francisco  no Bairro Vale dos sonhos .

Qualquer chuva as ruas ficam intrafegável, o bairro sem saneamento básico e os moradores solicitam providencias emergenciais das autoridades e órgão competentes.

"Essa situação deixa a gente ilhado dentro de casa, impossibilitado de sair. Minha pressão subiu ontem e fiquei temeroso de passar mal porque se tivesse uma ocorrência, não teria como meu filho pegar o carro e sair ou chamar a ambulância", reclama aposentada Marlene, de 82 anos. 

O temor de prejuízos acontece toda vez que chove, os moradores e comerciantes do local da região, Josué, diz que a situação e complicada demais. No ano passado, também houve registros de perdas.

Além das ruas e avenidas com frequências alagamentos , agora aumentando o alagamento com o transbordamento do canal entre os bairros vale dos sonhos 1 e 2, transformando em rio.

Os moradores perguntam a gestão da prefeitura, será que a prefeitura não tem recursos ao longo desses anos, porque esse bairro vem sofrendo ao longo desses anos sem nenhum melhoria, a população sofrendo desvalorizando seus imóveis e adquirindo doenças e infecções.

 
Alagamentos aumentam risco de doenças infecto-contagiosas
Dicas

É fundamental que se evite contato com as águas das enchentes. Caso isto seja inevitável, é recomendável permanecer o menor tempo possível na água ou na lama. Não deixe que crianças nadem ou brinquem na água e na lama das enchentes, pois, além do perigo das enxurradas, elas podem ficar doentes. Evite manusear objetos que tenham sido atingidos pela água ou lama. Proteja os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos.

Jogue fora medicamentos e alimentos (frutas, legumes, verduras, carnes, grãos, leites e derivados, enlatados etc.) que entraram em contato com as águas da enchente, mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados, pois, ainda assim, podem estar contaminados.

Lave bem as mãos antes de preparar alimentos e ao se alimentar. Procure beber sempre água potável, que não tenha tido contato algum com as enchentes, e a utilize no preparo dos alimentos, especialmente das crianças menores de um ano. Para garantir que a água é segura para consumo, ferva-a por ao menos um minuto, ou adicione duas gotas de hipoclorito de sódio com concentração de 2,5% (água sanitária) para cada litro de água.

Os frascos de hipoclorito de sódio a 2,5%, próprios para diluir na água de beber e cozinhar, podem ser encontrados em farmácias ou supermercados. Na falta dessas opções, utilize água sanitária, tomando o cuidado de adquirir apenas aquelas que tenham registro e não contenham outras misturas, como perfumes.

Se sua casa for atingida pela enchente, após o recuo da água providencie a limpeza e desinfecção dos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos. Usando luvas, botas de borrachas ou outro tipo de proteção para as pernas e braços (como sacos plásticos duplos), descarte para a coleta pública tudo o que não puder ser recuperado e remova – com escova, sabão e água limpa – a lama que restou nos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos da casa.

No caso dos utensílios domésticos (panelas, copos, pratos e objetos lisos e laváveis), lave-os normalmente com água e sabão. Depois, prepare uma solução desinfetante, diluindo um copo (200 ml) de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) em quatro copos de água (800 ml). Mergulhe na solução os objetos lavados, deixando-os ali por, pelo menos, uma hora.

No caso dos pisos, paredes, móveis e outros objetos, após retirar a lama, lave o local com água e sabão e, a seguir, prepare uma solução diluindo um copo (200ml) de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) para um balde de 20 litros de água. Umedeça um pano na solução e passe nas superfícies, deixando-as secar naturalmente.

“Esses cuidados são essenciais para que as pessoas possam se prevenir contra doenças infectocontagiosas mais incidentes na época de chuvas.

Segue abaixo, nota oficial sobre o caso:
A Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás acionou as secretarias de Obras e Meio Ambiente para avaliar as questões técnicas que causam o transtorno aos moradores da localidade.
 
O histórico nas gestões anteriores a Lei Municipal dispensava os loteamentos de oferecerem rede de esgoto caso o município não possuísse a rede mestra principal. No entanto, a prefeitura criou um cronograma de planejamento para atuar e garantir que o serviço de saneamento alcance todo o município.
 
Nos últimos três anos, a prefeitura implantou mais de 30 mil metros de redes de esgoto em diversas regiões, investindo mais de R$ 180 milhões em saneamento. Assegurar infraestrutura urbana é um dos pilares dessa gestão e, em breve, os moradores do bairro Vale dos Sonhos também serão alcançados por mais uma etapa do cronograma de implantação da rede.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90