Jornal In Foco Publicidade 1200x90
26/02/2024 às 09h42min - Atualizada em 26/02/2024 às 09h42min

Vale aumentará vendas para fora da China em 2024

Economic News Brasil

A Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, anunciou planos para o aumento das vendas de minério de ferro para destinos além da China em 2024. Marcelo Spinelli, vice-presidente executivo de Soluções de Minério de Ferro da empresa, destacou a expectativa de um aumento da demanda global, apontando para mercados como Japão, Europa, Índia e Sudeste Asiático como focos potenciais de crescimento.

Lucros e desafios no quarto trimestre

No último trimestre, a Vale registrou um lucro líquido de 2,42 bilhões de dólares, representando uma queda de 35% em relação ao mesmo período de 2022. Este cenário reflete os desafios enfrentados pela empresa, mas também destaca suas iniciativas de descarbonização e diversificação do portfólio, que visam ampliar sua base geográfica de clientes e reduzir custos.

Aumento das vendas de minério de ferro: otimismo com a demanda

Spinelli expressou otimismo quanto ao futuro dos prêmios para pelotas de minério de ferro, citando a demanda proveniente do Oriente Médio e dos EUA, bem como a recuperação esperada nos mercados do Japão e da Europa. A Vale pretende utilizar sua cadeia de suprimentos flexível e portfólio diversificado para maximizar as margens.

Acordo sobre Mariana e compensações

Gustavo Pimenta, vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale, expressou a expectativa de que um acordo global de reparação e compensação pelo rompimento da barragem em Mariana (MG) seja alcançado no primeiro semestre. O desastre de 2015, envolvendo a Samarco – uma joint venture entre Vale e BHP – teve consequências devastadoras, levando a empresa a aumentar suas provisões para a Fundação Renova para US$ 4,2 bilhões, destinados às ações de reparação e compensação.

O aumento das vendas de minério de ferro para mercados além da China reflete a intenção da Vale em atender à demanda global crescente e em se adaptar a um mercado de oferta restrita.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90