Jornal In Foco Publicidade 1200x90
10/02/2024 às 18h24min - Atualizada em 10/02/2024 às 18h24min

Prefeitura realiza parada educativa para orientar a população no período do carnaval

Diego

A ação foi integrada e ocorreu entre várias Secretarias Municipais


A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio de algumas secretarias municipais, realizou uma parada educativa integrada na sexta-feira, dia 09, às 17h30, na Avenida Weyne Cavalcante. O objetivo da iniciativa foi orientar a população para um carnaval seguro no trânsito, além de promover o combate ao assédio, oferecer orientações sobre gravidez na adolescência e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e preservação ao meio ambiente.

Durante a parada educativa, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Viária (Semspuv) alertou os motoristas para não misturarem bebida no trânsito. Na ação, foram entregues panfletos aos motoristas e pedestres com orientações para uma direção segura. Houve teste do bafômetro e simulador de embriaguez, uma forma de apresentar às pessoas os riscos do uso de bebidas alcoólicas ao volante. A infração é considerada grave e pode acarretar multa e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O órgão fará ações educativas em várias partes da cidade, como escolas, empresas e na avenida principal da cidade.

O químico Igor Rafael Figuereido, que passava pela avenida e recebeu as orientações, destacou a importância de blitz educativas. “É muito importante iniciativas como esta, mesmo que a cidade não tenha carnaval, reforça o cuidado para não beber e dirigir, pois isso provoca acidentes e até mesmo morte de pessoas inocentes, colocando a sua vida e de outras pessoas em risco.”.


Outra ação importante foi o combate à poluição sonora que acontece nesse período. Som ligado em volume alto pode atrapalhar outras pessoas. Com isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) aborda práticas para amenizar prejuízos com a poluição sonora.

A folia precisa acontecer de forma segura para todos, e a campanha “Não é não!”, desenvolvida pela Secretaria da Mulher e da Juventude (Semmju), alertou sobre a violência e o assédio sexual contra mulheres no carnaval. Todos têm o direito de curtir a festa com segurança.

Mesmo com a alegria que envolve o carnaval, não se pode esquecer o respeito aos direitos individuais e coletivos da sociedade. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizam ações de distribuição de preservativos e orientações para jovens sobre gravidez na adolescência e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A Semdes levará palestras sobre gravidez na adolescência aos territórios das unidades socioassistenciais (Cras Novo Brasil, Cras Novo Horizonte, Cras Residencial), e as ações da Semsa estão programadas para as Unidades Básicas de Saúde do município. Em março, a Semsa continuará com os trabalhos no pós-carnaval, frisando a questão da prevenção contra ISTs.

Confira os canais de denúncia:

Semspuv: (94) 99104-0544
Fiscalização Semma: (94) 99126-7492
Central de Atendimento à Mulher: 180 Polícia: 190


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90