Jornal In Foco Publicidade 1200x90
06/02/2024 às 20h26min - Atualizada em 06/02/2024 às 20h26min

Essa coluna foi criada pela direção do jornal para abordar diversos assuntos pertinentes, onde a todas as pessoas possam enviar o assunto pelo WhatsApp 94 99216-7383 do jornal para que possamos buscar mais informações para a coluna. As indicações do nosso leitor são de suma importância.

Transito em Canãa dos carajés

1º Edição da coluna Papo Reto:

Iremos abordar a questão do trânsito de Canaã dos Carajás.

Não é de hoje que vemos que o trânsito no município está cada vez mais violento, só nesses primeiros dias de fevereiro dois acidentes com vítimas fatais e outras com ferimentos graves. E sempre que recebemos vídeos de acidentes que circulam nos grupos de WhatsApp, o que não vemos é a fiscalização prévia para prevenção desses acidentes.

Fiscalização de agentes de trânsito estão sempre atuando nos grandes eventos da cidade, tudo muito bem-sinalizado, locais para estacionamento, segurança para condutores e pedestres. Mas assim que terminaram os eventos, também terminou a fiscalização. Basta dar uma volta pela cidade depois das 23h para vermos a total ausência de fiscalização, nem uma viatura sequer fazendo rondas, a cidade fica entregue aqueles que empinam motos, que excedem a velocidade e causam acidentes graves muitas vezes com vítimas fatais, como aconteceu com a família de um operador de máquinas que perdeu a vida após uma colisão frontal com outra moto.

Às 18h que é o horário que os ônibus das empresas começam a chegar e juntam-se aos veículos, motos, pedestres nos horários de pico, não vemos os agentes nas vias orientando o trânsito, fiscalizando os excessos, pois são nessas horas que os maus condutores aparecem, juntamente com a falta de paciência e cuidado com o próximo, basta um movimento errado para que um acidente aconteça.

Um local que é certo para acontecer acidentes, principalmente aos fins de semana, é a Estrada do S11D, uma estrada onde estão acontecendo obras e uma sinalização extremamente precária. Baixa iluminação em uma via de onde o fluxo de veículos é grande. No dia do acidente da família da Vila Ouro Verde, nossa equipe tentando chegar no local se depara com um caminhão vindo na contramão da via, precisou da nossa ajuda para que o motorista entendesse o que estava ocorrendo. Nessas horas a própria população faz as vezes de agente de trânsito.

Por outro lado, vemos os “motoristas” fazendo as maiores barbaridades no trânsito, vou só citar um exemplo, no Alto de Natal, tudo muito bonito, muitas famílias aproveitando o lago e a paisagem de muito bom gosto, crianças brincando e destoando todo esse clima natalino e familiar, três “motoqueiros” trafegando por cima das calçadas, assustando as famílias e assumindo o risco de atropelar alguém e inclusive matar.

Basta ficar algumas horas na frente do Hospital Municipal para contar a quantidade de atendimentos de pessoas vítimas do trânsito em Canaã dos Carajás, segundo uma ‘fonte’ uma conversa entre os Secretários de Saúde de Segurança Viária, houve uma conversa onde a pauta foi a solicitação de providências emergenciais para a contenção de tantos acidentes de trânsito, e me parece que a conversa entre os Secretários surtiu efeito pois nos dias que se sucederam vimos algumas blitz pela cidade, que a meu ver são sempre bem vindas. Afinal a segurança no trânsito é responsabilidade de todos, é isso que nos é ensinado nas auto escolas no processo de habilitação para a emissão da CNH e estamos aqui não para criticar nem agentes de trânsito e muito menos a Secretaria de Segurança viária, estamos apenas colocando e abordando um assunto que é de interesse de todos.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90