Jornal In Foco Publicidade 1200x90
02/02/2024 às 11h16min - Atualizada em 02/02/2024 às 11h10min

Definido esquema de segurança do carnaval 2024, em Marabá, sudeste estadual

Carro de som e garrafas de vidro estão proibidos durante as festividades

Agência Pará - jornalinfoco.com

Na manhã desta quinta-feira (1º), órgãos de segurança pública definiram de forma integrada o esquema de segurança para o Carnaval 2024, em Marabá, sudeste estadual. A programação do carnaval acontece do dia 9 até o dia 13, e terá o reforço da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, através da Polícia Militar no policiamento ordinário e extraordinário, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. Participam ainda órgãos de segurança pública municipais e demais entidades para garantir a ordem e a alegria durante os eventos nos quatro cantos do município.

O carnaval em Marabá este ano será de forma descentralizada, ocorrendo programações em todos os núcleos da cidade, Marabá Pioneira, Cidade Nova, Liberdade, São Félix e Morada Nova. As festividades devem iniciar por volta das 18h, e terão como limite máximo 3 h.

Pela Polícia Militar, o tenente-coronel Marco Antônio Nogueira Barbosa, subcomandante do CPR II (Comando de Policiamento Regional), lembrou que nos últimos anos, nos carnavais anteriores, não houve registro de ocorrências graves, como homicídios, ou lesão corporal grave.

"A gente está aqui para manter o padrão de tranquilidade dos últimos anos, logicamente quando há um grande público e consumo de bebida alcoólica há alguma briga, empurrão ou coisa do tipo, mas nada grave. Estamos aqui para dar apoio aos eventos oficiais do carnaval. Todos os pontos de festividade serão cobertos pela nossa guarnição, tanto o efetivo de duas rodas, quanto de quatro rodas ou a pé, distribuídos ao longo da avenida em locais onde irão acontecer os eventos", esclarece ele, afirmando que o papel da PM é garantir a ordem e tranquilidade da população.

O oficial destacou que serão proibidos carros de som durante as programações carnavalescas, assim como utilização de bebidas alcoólicas ou refrigerantes em garrafas de vidro. A PM deve empregar o reforço de mais de 20 homens para cada local que ocorrerá nos eventos, somando-se ao policiamento ordinário já existente, conforme planejamento prévio de apoio. O estacionamento de carros e motos não será permitido no corredor da folia, para segurança dos próprios foliões.

5º GBM - Representando o comando do 5º GBM (Grupamento Bombeiro Militar), o tenente do Corpo de Bombeiros, Edvaldo Alves Carvalho, lembra que a missão da corporação é contribuir juntamente com a Polícia Militar e demais órgãos envolvidos, é trazer um conforto para que as pessoas possam de fato se divertir, sem trazer nenhum transtorno, e em consequência evitando qualquer dano maior. "Nosso efetivo empregado durante o carnaval será de 10 homens, mais equipe itinerante para correrem todos os trechos em que vai haver essas festividades", sublinha o tenente.

Pela Polícia Civil, o delegado Élcio de Deus, afirmou que a Polícia Civil está trabalhando com duas frentes na festa carnavalesca, com reforço administrativo e para recebimento de ocorrências nas delegacias.

O secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon, ressaltou que o governo do estado, através da Segup, trabalha da melhor maneira para garantir um carnaval seguro para todos os participantes. "A nossa segurança pública, representada pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil trabalhará incansavelmente para que tudo ocorra da melhor maneira possível em todas as noites do carnaval 2024, em Marabá", frisou o secretário.

Estiveram presentes na reunião de segurança pública, blocos carnavalescos, Conselho Tutelar, Coordenação de Postura, Secretaria de Cultura de Marabá e Vigilância Sanitária.

O carnaval 2024 em Marabá contará com atrações locais em todos os dias de programação, e ainda a animação da Banda Cafuné da Bahia, Banda Harley, além de Djs.

Texto de Emilly Coelho / Ascom Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90