28/05/2018 às 14h37min - Atualizada em 28/05/2018 às 14h37min

​Greve dos caminhoneiros afeta serviços em Canaã; veja o que está sendo prejudicado

Ascom - Jornal In Foco
Ascom/PMCC
Ascom
Em decorrência da greve dos caminhoneiros, que prejudica o abastecimento de combustíveis e de outros itens essenciais em todo o país, muitos serviços da administração estão sendo afetados. Veja abaixo como está o funcionamento de cada secretaria:

Secretaria Municipal de Educação

Como os veículos do transporte escolar não tem mais condições trafegar, as aulas em toda a Rede Municipal de Ensino estão suspensas, segundo consta no Decreto 974/2018. As aulas devem voltar ao normal assim que a situação estiver regularizada, visto que, além do combustível, o abastecimento de itens, como gás de cozinha e alimentos para merenda escolar, também está afetado.

Nesta segunda-feira, considerando o comunicado acima, somente a equipe gestora, quadro administrativo e agentes de segurança patrimonial devem comparecer em seus postos de trabalho para atendimento à comunidade. O expediente está reduzido, até as 13h.

Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria está tomando medidas emergenciais para evitar total desabastecimento de suprimentos para realização dos serviços.

Na Atenção Básica, está temporariamente suspenso o atendimento médico e de enfermeiro na zona rural; foi reduzido o números de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (os Profissionais serão divididos em duas equipe para trabalhar em escala de 6 horas); foi suspensa a Campanha de Vacina na Zona Rural. O estoque de medicação também está comprometido na farmácias das unidades básicas.

O atendimento Hospitalar está restrito apenas a urgência e emergência. As referências de pacientes graves para Belém estão suspensas, inclusive as emergências, devido à falta de combustível na cidade para abastecer as ambulâncias e também à necessidade de abastecimento em cidades ao longo do caminho (que também encontram-se sem combustível) devido à autonomia do carro. O hospital de referência durante esse período será apenas o Hospital Regional Público do Sudeste (Marabá).

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA) informou hoje ao Hospital Municipal que encontra-se com seu estoque de sangue muito baixo, uma vez que não estão tendo voos regulares para enviar as amostras de sangue a Belém, para os testes necessários à liberação das bolsas. Assim, o estoque de sangue em Canaã é mínimo.

O Hospital também encontra-se com seu estoque de soro fisiológico muito baixo e foram necessárias medidas de contenção na prescrição aos pacientes, devendo tal insumo ser utilizado com maior critério nesse período.

Durante o período, o HMDG estará com todos os seus serviços administrativos funcionando em horário corrido, de 08h às 14h, com o intuito de reduzir gastos com alimentação, uma vez que os fornecedores de alimento estão desabastecidos.

O fornecimento de refeições a acompanhantes de pacientes foram cortados, até que se normalize as entregas de gêneros alimentícios, em virtude do hospital priorizar a garantia da alimentação dos plantonistas e pacientes nesse período de desabastecimento.

Foram suspensos todos os exames e consultas de pacientes do HMDG realizados fora do município. O setor de Raio-X do HMDG estará atendendo somente os casos de urgências.
Todas as cirurgias eletivas foram suspensas devido ao desabastecimento de soro fisiológico e de alguns medicamentos.

Secretaria de Desenvolvimento Social

Os serviços de Convivência (como o das crianças e do idoso) estão suspensos. Serviços essenciais como, o do Conselho Tutelar e os centros de Referência em Assistência Social, estão com atendimento apenas na Unidade. O Ministério Público já foi oficiado da situação e caso haja a necessidade de um atendimento urgente, a secretaria irá repassá-lo à Polícia Militar. Os demais serviços da Secretaria funcionam apenas nas sedes das unidades.

Secretaria Municipal de Obras

Parte das máquinas que utilizam óleo diesel já estão paradas e uma parte continuará em funcionamento até quarta-feira, para serviços de tapa-buracos e terraplanagem no Bairro São José.

Parte do combustível disponível está sendo reservada para limpeza urbana até o fim da semana. Todas as frentes de trabalho da zona rural já estão interrompidas.

Secretaria de Desenvolvimento Rural

O serviço de apoio aos agricultores com máquinas para aragem e colheita está funcionando, porém, apenas enquanto durar o estoque de combustível. O atendimento ao público na sede da Secretaria permanece inalterado. O 3º Encontro de Desenvolvimento Rural, previsto para ser realizado durante a ExpoCanaã, por enquanto está mantido.

Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte

A caminhada prevista para o dia 30 de maio, como parte das programações do Maio Amarelo, foi suspensa.

A Secretaria de Trânsito e Transporte de Canaã está atendendo casos de urgência e emergência apenas. Uma das viaturas já parou; os demais veículos só possuem combustível para trabalhar até nesta terça-feira.

O atendimento administrativo continua normal.

Serviço Autônomo de Água e Esgoto

As obras de instalação de redes de água e esgoto do Programa Asfalta Canaã estão interrompidas. Já os serviços de ligação e reparos de rede estão mantidos.

Secretaria de Meio Ambiente

Os serviços de fiscalização, por enquanto, estão mantidos, mas podem ser prejudicados durante a semana caso haja continuidade da greve.
*As secretarias que funcionam no prédio administrativo da prefeitura seguem com funcionamento normal, apenas receptivo, até às 14h.-
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »