Jornal In Foco Publicidade 1200x90
13/12/2023 às 11h03min - Atualizada em 13/12/2023 às 11h03min

Mais 101 famílias são contempladas com Cartão Reforma e Construção

Canaã dos Carajás se destaca com mais de 1.500 pessoas beneficiadas na área da habitação

A vida da Josene Castro foi transformada completamente e ganhou mais um emocionante capítulo nesta segunda-feira (10). Uma das beneficiadas do Cartão Reforma e Construção, ela comenta que o percurso até este momento não foi fácil, mas se sente vitoriosa por estar onde chegou. “Eu venho agradecer porque eu não tinha condição de terminar a casa agora. A gente fez um quarto e o dois quartos, cobrou dois quartos, e a gente estava esperando para poder terminar o restante, porque hoje em dia para pagar aluguel aqui é muito caro, e eu estava esperando para poder, quando liberar, terminar o restante, e chegou na hora certa, graças a Deus. Só tenho a agradecer a todos que estão contribuindo a esse cheque que vai beneficiar todo mundo que precisa.”, afirmou.

O Cartão Reforma e Construção é um grande marco para o município. 1.503 famílias já foram beneficiadas com o programa. E chega em uma boa hora para muitas pessoas no município. Para o Carlos Reis, o cartão veio como um presente de Natal. “Esse é um presente de Natal. Há poucos dias eu fiz aniversário e coincidiu. Eu fui dos primeiros cadastrados desse programa, mas infelizmente aconteceram muitas coisas e chegou finalmente a minha vez e eu estou sendo contemplado. Eu estou muito grato por isso, eu agradeço muito a Deus e a essa administração que está fazendo melhor pelas pessoas.”, ressaltou.

Foto: Diego Barbosa

Antes da cerimônia oficial, a Secretaria de Habitação – Semhab apresentou os dados das atividades realizadas de 2021 a 2023. Em 2021, 39 famílias foram atendidas com construção e 143 na reforma. No ano seguinte, esses números aumentaram para 142 famílias na construção e 307 na reforma. Até setembro de 2023, 373 famílias foram atendidas na construção e 399 na reforma, totalizando 1.403 pessoas. 

De acordo com a secretaria, o Programa Moradia e Dias registrou um aumento de 74% nos cadastros nos últimos três anos, totalizando  6.630 cadastros. O Secretário da pasta, Oribes Primo, anunciou com entusiasmo que mais 200 cartões serão entregues no próximo mês, alcançando um total de 1.504 famílias atendidas e reforçou a alegria de fazer parte desse grande momento. “Vocês não sabem a alegria que eu estou hoje, a alegria de poder participar de mais esse grande ato, dessa grande conquista de vocês e levar moradia aos lados. É tão gratificante e hoje eu vejo no rosto de cada um de vocês aquela ansiedade quando vai ser o meu dia que hoje chegou né senhor Osvaldo, o senhor vocês nunca mais vão esquecer desse grande presente que vocês estão ganhando hoje é o maior programa de distribuição de renda que tem o país.”, comentou.

Além de garantir a dignidade e a independência econômica, o comércio se fortalece com a parceria da prefeitura e as empresas construtoras. Wesley Sales, é diretor de uma das empresas selecionadas e ele destaca a importância da oportunidade de visibilizar empresas canaenses nesse processo tão importantes. “O programa estabelece como essa parceria que Habitação faz conosco, empresa, muito empreendedores, é muito grande para gente, nos dando a oportunidade de estar mostrando nosso trabalho e nossa qualidade. Para os beneficiários é mais importante ainda, tirando de uma situação de vulnerabilidade que eles vivem.”, destacou.

Em fala, a prefeita Josemira Gadelha reafirma o compromisso e a responsabilidade em levar dignidade às pessoas. “Alegria de estar finalizando o ano sem dúvida. Fazendo o nosso papel de serviço público, responsabilidade, com compromisso. Vai muito além de entregar a casa não é um material é você entregar dignidade porque você está entregar uma moradia para pessoa você está entregar na casa onde lá ela habita com sua família, além disso, você também gera emprego e quando você gera emprego você também confere dignidade às pessoas.”, enfatizou.

Foto: Diego Barbosa

A prefeita destaca o progresso na área habitacional. “Já fizemos a entrega de 58 casas já construídas. 628 casas já estão em construção para entrega aquelas pessoas que serão contempladas, que não têm a casa para reformar, que não têm o pode para construir, aquelas que de fato estão em vulnerabilidade social, precisando da sua moradia. Você tem que fazer uma obra, mas você tem que fazer uma obra que acolhe as pessoas, que as famílias se sintam acolhidas e contempladas. As pessoas precisam se enxergar naquilo que tá sendo construído e se sentir abraçado e acolhido pelo município.”, concluiu.

Programa Cartão Reforma e Construção

O Cartão Reforma e Construção, criado a partir do decreto n° 1242/2021, visa atender famílias em extrema vulnerabilidade social, incapazes de construir ou reformar suas residências. Os interessados devem comparecer pessoalmente à Secretaria Municipal de Habitação, portando documentos como identidade, CPF, título de eleitor, cartão do Bolsa Família, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço, comprovante de renda, carteira de trabalho, documentos pessoais dos dependentes, declaração de escolaridade dos filhos e documentos do cônjuge.

Após o cadastro, a Assistente Social e o Técnico em Edificações realizam uma visita para análise do imóvel e entrevista assistencial. Um laudo é elaborado para viabilizar ou não a liberação do benefício. Os contemplados seguem um processo que inclui a apresentação da documentação, a liberação de valores em três etapas e a conclusão da obra com visita técnica para conferência.

A contratação de empresas prestadoras de serviço é facilitada pelo fornecimento de uma lista, entregue junto com o cartão, contendo todas as empresas devidamente credenciadas pela Secretaria Municipal de Habitação, com seus respectivos nomes e telefones.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90