Jornal In Foco Publicidade 1200x90
07/11/2023 às 22h08min - Atualizada em 07/11/2023 às 22h08min

Em Parauapebas, apenas dois vereadores participam de Conferência de Cultura

P. Pebinha de Açucar

O município de Parauapebas, que diga-se de passagem tem uma área cultural bastante forte, precisa urgentemente de ações que possam fazer com que a cultura local possa voltar a ser destaque em todo o Pará, como já foi em anos anteriores. Infelizmente, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), vem deixando muito a desejar e isso vem contribuindo para que os setores culturais da cidade  sejam fragilizados.

Se destaca as significativas presenças dos vereadores Anderson Moratório e Rafael Ribeiro na 7ª Conferência Municipal de Cultura, que foi realizada na última segunda-feira (6), em Parauapebas. Sabe-se, que conferências municipais de cultura desempenham um papel fundamental na promoção da cultura e no desenvolvimento cultural de uma comunidade. Essa importância se dar por várias por várias razões, a principal delas é a participação democrática e ativa da comunidade, incluindo artistas, produtores culturais, gestores culturais e cidadãos em geral, na formulação de políticas culturais. Isso promove a democracia cultural e a inclusão de diferentes perspectivas.

Outro fator importante na Conferência Municipal de Cultura, é a formulação de políticas públicas, onde os participantes discutem e propõem diretrizes e ações para o desenvolvimento cultural do município, levando a criação de políticas públicas e planejamento cultural mais eficazes e adequadas às necessidades locais.

Sempre engajado nas pautas de esporte e cultura, o vereador Anderson Moratório, quis ver de perto todo esse movimento em prol de debater as questões culturais do município. O parlamentar entende que a promoção da cultura é um importante vetor de desenvolvimento. “A cultura desempenha um papel importante no desenvolvimento econômico e social de uma cidade. As conferências municipais ajudam a promover esse debate e destacar a importância da cultura como um vetor de desenvolvimento sustentável”, disse o vereador.

Moratório e Rafael, se destacaram na Conferência Municipal de Cultura, pois foram os únicos legisladores a comparecer, no que é tido pelos fazedores de cultura como um evento essencial para a formulação e aprovação de políticas culturais.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90