Jornal In Foco Publicidade 1200x90
22/09/2023 às 11h52min - Atualizada em 22/09/2023 às 11h52min

Canaã dos Carajás une esforços na valorização da vida

O município busca promover saúde mental e acesso aos cuidados necessários

Canaã dos Carajás é uma cidade que cresce exponencialmente, impulsionada principalmente pela atividade mineradora. Com o rápido desenvolvimento econômico e a chegada de milhares de novos moradores, a preocupação com a saúde mental e a valorização da vida ganha destaque em meio a esse cenário de transformações. Para garantir uma rede de apoio que atue à frente dessa situação, a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a valorização da existência humana mediante a abordagens e incentivos práticas que contribuam positivamente com a saúde mental e o bem-estar global da população.

O Setembro Amarelo é mais do que uma campanha, é um compromisso com a vida e com o bem-estar de toda a comunidade. No Brasil, desde 2014, o mês de setembro é marcado pela prevenção ao suicídio, sendo dia 10 sendo o ponto alto da campanha. O Setembro Amarelo visa fortalecer discursos sobre saúde mental, conscientiza a população e oferece informações e direcionamentos dos serviços especializados. A prevenção envolve não apenas o entendimento da natureza desse ato, mas também a promoção de fatores de proteção, apoio social, redes de apoio e acesso a cuidados de saúde mental.

“Nos cuidados com a saúde mental, instigando a busca por atendimento especializado e em permanente acompanhamento. Então, estamos aí no mês de setembro com as ações dentro de todos os equipamentos de saúde do município de Canaã dos Carajás, realizando a campanha valorizando a vida, reforçando a necessidade de debates que fomentem a valorização da existência humana por meio de abordagens e incentivos práticas que contribuam positivamente com a saúde mental e o bem-estar global da população. Ações essas realizadas durante o ano inteiro e no mês de setembro são fortalecidas pelo esse apelo mundial em relação à campanha.”, enfatizou Marcos Silveira, Secretário Municipal de Saúde.

Estigmas

Um dos principais desafios na prevenção é quebrar estereótipos e preconceitos negativos que cercam esse tema. Além de dificultar o reconhecimento quem está em risco e podem fazer com que as pessoas tenham menor predisposição para ajudar alguém nessa situação.

Para a Eliana do Vale, Coordenadora de Desenvolvimento da Rede Assistencial de Saúde, a saúde mental, quanto antes ela seja assistida, seja acompanhada, melhores prognósticos e resultados nós temos. Então, estamos investindo em toda a nossa rede para que os atendimentos voltados para saúde mental seja não só de forma reabilitadora, mas também de forma preventiva. “Reforçando a valorização da vida como forma de enfrentamento e prevenção ao suicídio, ofertando orientações acerca de espaços de escuta e acolhimento, além de sensibilizar a comunidade a respeito da temática por meio das programações em salas de espera de todos os nossos equipamentos nas nossas unidades, dos nossos serviços de saúde sobre a valorização da vida.”, concluiu.

Com o crescimento da cidade e a conscientização sobre a importância da saúde mental, Canaã dos Carajás tem buscado valorizar a vida como medida de enfrentamento. Com base em estudos recentes e recomendações nacionais, a campanha Setembro Amarelo na cidade tem direcionado seus esforços para a promoção de práticas que contribuam positivamente com a saúde mental e o bem-estar da população.

Rede de apoio 

Segundo o psicólogo, Gidalte Almeida, a assistência às demandas de sofrimento mental não se restringem a campanha de Setembro Amarelo. Hoje, em Canaã dos Carajás, as unidades de saúde são a porta de entrada para serviços e atendimentos especializados. “Durante o ano inteiro, o usuário pode procurar a sua unidade de saúde, onde ele será acolhido, atendido e encaminhado a profissionais como Psicólogos e Psiquiatras. Além disso, todos os profissionais de saúde podem servir como acolhimento e suporte para demandas emocionais.”, afirmou.

Os Programas, Centros e Unidades Básicas de Saúde da cidade funcionam como instrumentos de acesso a atendimentos especializados em saúde mental. Após avaliação, os usuários podem ser encaminhados para consultas com psicólogos e psiquiatras. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Alegria de Viver atende a casos de adoecimento mental graves, severos e persistentes. No CAPS, o usuário receberá atendimento multiprofissional, com Psicólogo, Psiquiatra, Educador Físico, Assistente Social, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, e mais. Além de poder contar com atividades terapêuticas como artesanato, música, dança, e outros.

O PSE (Programa Saúde na Escola) possui três psicólogas que atendem os alunos nos circuitos de rodas de conversas, abordando de forma dinâmica as emoções com uso de emojis como forma de avaliar a saúde mental dos educandos. Quando identificado alguma alteração, o aluno é avaliado de forma individualizada e encaminhado para atendimento psicológico.

Outra abordagem que o PSE que realiza é o desenvolvimento de um trabalho de escuta com a gestão escolar e professores para avaliar a saúde mental destes profissionais que estão diretamente ligados aos alunos para identificar de forma pontual as problemáticas relacionadas a eles para em seguida atuar de forma dinâmica conforme as temáticas sinalizadas pela equipe de cada escola. Os profissionais da educação e os alunos possuem como rede de apoio os serviços de atendimento psicológico do município disponibilizado por meio de clínicas terceirizadas na cidade.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90