Jornal In Foco Publicidade 1200x90
20/09/2023 às 12h18min - Atualizada em 20/09/2023 às 12h18min

Projeto Trânsito Legal leva conscientização e cidadania a alunos da rede pública em Canaã dos Carajás

A iniciativa faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito e os alunos da escola Ronilton Aridal receberão certificados

Visando conscientizar sobre a postura adequada no trânsito e a prevenção de acidentes, a Secretaria Municipal de Segurança Pública Viária (SEMSPUV) lançou, em virtude da Semana Nacional de Trânsito, o Projeto “Trânsito Legal” com a realização de palestra para os alunos de 8º e 9º anos da Escola Municipal Ronilton Aridal. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Canaã dos Carajás com a mineradora Vale.

Segundo a educadora de Trânsito da SEMSPUV, Marcielia Fontes, também haverá atividades práticas em que os estudantes terão uma aula com os Agentes Educadores de Trânsito na avenida Wayne Cavalcante, para aprenderem na prática os procedimentos de segurança adequados.

“O objetivo é ensinar as posturas corretas dos usuários do trânsito, bem como enfatizar a prevenção de acidentes para a qual é indispensável o uso dos equipamentos de segurança. Com esses conhecimentos os alunos assumirão a condição de agentes multiplicadores e transformadores de sua realidade, pois começarão a cobrar as mesmas atitudes dos colegas, dos pais e da comunidade onde estão inseridos.”, explica a educadora.

Além da conscientização sobre a postura preventiva no uso da faixa de pedestres, do cinto de segurança, do capacete e outros itens de segurança, as turmas também participarão de um passeio ciclístico que será realizado para alertar a população sobre o respeito e cuidado com os usuários deste meio de transporte.

As atividades práticas estavam previstas para ocorrer nesta quarta-feira (20), mas por causa da semana de provas na escola foram adiadas para o dia 27, quando será o encerramento da programação da Semana Nacional de Trânsito em Canaã dos Carajás. Até lá serão realizadas palestras, blitzen educativas, rodas de conversa, entre outras ações com públicos diversos. A campanha é promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e a programação oficial é realizada entre os dias 18 e 25 de setembro, porém a SEMSPUV faz a extensão do cronograma para atender a todas as atividades agendadas com diversas instituições do município.

Capacitação para Mototaxistas

Uma das primeiras ações da Semana Nacional de Trânsito foi a capacitação para Mototaxistas, realizada na manhã de domingo (17). Ao todo, 93 profissionais participaram do curso de atualização que teve como base a Lei Municipal 1065/2023, que regulamenta o exercício da atividade de transporte de passageiros por mototaxistas.

Além da importância do uso dos equipamentos obrigatórios de segurança, o coordenador de Educação Para o Trânsito Élio da Silva e a educadora de trânsito Ester Frois também abordaram as diretrizes sobre a higiene no trabalho. De acordo com a secretária de Segurança Viária, Lázara Almeida, todos os mototaxistas que participaram da capacitação receberão o certificado emitido pela SEMSPUV.

Texto: Fabiane Barbosa

Fotos: Mychelly Barros


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90