Jornal In Foco Publicidade 1200x90
19/09/2023 às 14h23min - Atualizada em 19/09/2023 às 14h23min

Radar do Poder – Capítulo 24

Kleysykennyson Carneiro
Gazeta Carajás

Os bastidores da política no sul e sudeste do Pará: Josemira em BH, vereador do baixo clero de Canaã vai deixar a política em 2024, Eider abraçado nas 4 Bocas, dr. Júlio precisa de benzedeira em Ourilândia, dr. Rener é a bola da vez, Majorri pode sofrer rasteira, fortes emoções em Sapucaia, Água Azul mal das pernas, pegou mal pra dr. Jefferson... isso e muito mais no Radar do Poder desta semana


Em BH
A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha (MDB), está em Belo Horizonte para o Encontro Nacional dos Municípios Mineradores. A gestora canaense é vice-presidente da Associação dos Municípios Mineradores e deve falar aos presentes sobre desenvolvimento e sustentabilidade econômica.

Baixo clero de Canaã
O Radar do Poder aposta que os integrantes do baixo clero de Canaã dos Carajás não vão se reeleger em 2024. Os três ou quatro membros deste inglório grupo serão punidos pela período de inutilidade parlamentar. já que estão há três anos sem agregar nada. Nomes? Em 2024, em publicações específicas, o Radar do Poder vai revelar nome por nome. Fica o compromisso.

Baixo clero de Canaã II
Ah, uma informação de bastidor... Um dos membros do baixo clero já está convicto de que não será reeleito e tem investido tempo e dinheiro em outro ramo: produção rural. Entre amigos, ele comenta que nem deve ser candidato, pois quer mais é tranquilidade pra sua vida. Não deixará saudades.

Denúncia
O ex-prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade (PL) foi denunciado pelo Ministério Público do Pará no dia 13 de setembro. Em resposta, o líder político publicou em suas redes sociais que as denúncias são "forças estranhas" atuando. Jeová disse que estava ciente que isso poderia acontecer, mas que está tranquilo pois "quem não deve, não teme".

Eider Gomes favorito
Favorito na disputa pela cadeira mais poderosa de Itupiranga, Eider Gomes (MDB) esteve no distrito de Cruzeiro do Sul neste fim de semana para o aniversário de um forte empresário local. O Radar do Poder soube que a famosa 4 Bocas não quer papo com Benjamin Tasca (PSD) e já abraçou a pré-campanha de Eider.

O vice ideal para Gomes
Eider ainda não definiu o nome do seu vice na corrida eleitoral de 2024. Mas o movimento é natural. Como se sabe, o nome do vice em uma frente ampla, como a que se formou no entorno de Eider, só é definido próximo à eleição. Muito se especula sobre o jovem Wagno Godoy (PSD), mas a grande verdade é que falta pelo menos 9 meses para termos essa resposta.

Primeiro teste
O blog do Hiroshi Bogéa, em parceria com uma empresa de Belém, realizou uma pesquisa entre os servidores públicos de Marabá sobre o nome de Luciano Dias (Republicanos) na disputa de 2024. Ao todo, 132 servidores municipais foram ouvidos por telefone. O resultado será publicado na quarta (20). E aí? Será que o advogado passa no primeiro teste de fogo?

Só benzendo
O prefeito de Ourilândia do Norte, dr. Júlio César (Avante), passa por momentos turbulentos como gestor. Comenta-se na cidade que ele não fez três obras pra chamar de sua nestes quase três anos. O Radar ouviu que ele apenas desmanchou o que estava pronto ou reformou algo que já existia. Olhando o plano de governo apresentado, nenhuma surpresa! O doutor não cumpriu 30% do proposto. Procure uma benzedeira, JC!

Dr. Rener é a bola da vez
Os bastidores da política de Redenção respiram o nome do carismático Dr. Rener (Sem partido). A palavra de ordem é não entregar a cidade para um menino e nem para a família que não deu conta de administrar Santa Maria das Barreiras. A palavra é união entorno de Rener para o bem da cidade polo do Araguaia. Dizem que o homem é bom de palavra, cumpre mesmo.

Rasteira em Majorri?
O comentário na cidade é que a atual prefeita Majorri Santiago (PL) sofrerá uma rasteira do time que colocou ela no poder no apagar das luzes. Nos bastidores, os cargos comissionados aguardam o último momento para esvaziar as gavetas e entregar os cargos. O ex-marido é outro que já se posicionou e não ajudará ela na reeleição. É aguardar pra saber se a locomotiva sai do trilho.

Fortes emoções em Sapucaia
Por baixo dos panos e na calada da noite está sendo formado um grande grupo para tirar o atual prefeito de Sapucaia do poder. O ex-prefeito Marquinhos, que indicou Wilton Lima (MDB) e foi traído, está trabalhando dia e noite para lançar um nome e vencer a eleição de 2024. Marquinhos tá preparado pra guerra.

Água Azul do Norte mal das pernas
Sob a batuta de Vandin (PSD), Água Azul do Norte vive um verdadeiro caos: problemas na saúde, falta de água nas torneiras, transporte escolar em frangalhos, problemas com pagamentos e por aí vai... A crítica é também ao fato de Vandin não ter dado oportunidade para moradores de Água Azul em cargos comissionados. Querendo a reeleição e enfrentando um forte adversário, o gestor poderá ficar sem mandato e até inelegível pelo que se comenta nos bastidores.

Do lado de lá
O velho e bom Renan Souto vive o oposto de Vandin. Na oposição e articulando, Renan caminha por toda Água Azul, reforça alianças e está se preparando para voltar ao poder. A informação é de que ele está muito perto de se filiar ao PL.

Pegou mal para o Jefferson
Uma foto com o deputado federal Joaquim Passarinho (PL), adversário ferrenho do governador Helder Barbalho (MDB) fez com que olhares atravessados fossem direcionados para o desgastado prefeito dr. Jefferson Oliveira (PTB) de São Geraldo do Araguaia. Inclusive a sua, até então, amiga Cilene Couto (PSDB) se sentiu traída e já abandonou o barco.

Pegou mal para o Jefferson II
O Radar soube que dr. Jefferson, na verdade, está “atirando para todos os lados” na tentativa de pagar as contas do município e tentar partir para a reeleição. O ex-prefeito Edilson da Emater até desafiou o atual prefeito em uma live, porém, sem ter o que mostrar de obras em seu mandato, Jefferson não foi na live.

Pegou mal para o Jefferson III
Os comentários na cidade são de que o doutor vai entregar um município endividado. A área que mais sofre é a saúde pública. Bem como o comércio local, que pede socorro com a crise e sem vender nada para a gestão. Quem lucra são os comércios de Marabá e Araguaína que recebem a maior parte das compras feitas pelo município. Ou seja, não terá apoio dos empresários, comerciários e comerciantes de SAGA.

Articulações em Rondon do Pará
Em Rondon do Pará, município em que a política é sempre quente, comenta-se que o Partido Liberal (PL) está cada vez mais próximo do grupo de Arnaldo Rocha. Empresários do município estariam de acordo com o apoio ao ex-prefeito. Arnaldo segue sua caminhada e está construindo um projeto para recolocar Rondon nos eixos. Já a prefeita Adriana (MDB)...

Oposição forte em Dom Eliseu
O prefeito de Dom Eliseu, Silon Gama (PSDB), tem chumbo grosso pra enfrentar nas eleições de 2024. Além do seu velho oponente Gaston (PDT), o gestor vai ter de enfrentar a força de Edilson do Koliseu (PSD), atual presidente da Câmara, que afirmou que vai disputar a prefeitura. Na tribuna da Casa de Leis, Edilson disse que “não abre nem pra um trem”. A briga vai ser boa.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90