Jornal In Foco Publicidade 1200x90
09/09/2023 às 17h07min - Atualizada em 09/09/2023 às 17h07min

Brasil goleia a Bolívia no Mangueirão e Neymar bate recorde como maior artilheiro

A Seleção Brasileira não tomou conhecimento dos bolivianos e goleou por 5 a 1

Ze dudu

A torcida paraense saiu em êxtase na noite desta sexta-feira (8), do Estádio Olímpico Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. A Seleção Brasileira entrou em campo diante da Bolívia e não tomou conhecimento do adversário, goleando pelo placar de 5 a 1, com direito a recorde de gols de Neymar, que marcou duas vezes e se tornou o maior artilheiro da história da seleção em jogos oficiais, assinalando 79 gols, contra 77 do Rei Pelé.

O Brasil saiu na frente com o gol de Rodrygo, aos 23 minutos do primeiro tempo. Na etapa derradeira, a seleção deslanchou aumentando o marcador com Raphinha, logo no primeiro minuto, Rodrygo novamente assinalou, aos sete, Neymar fez o quarto tento, aos 15 minutos. A Bolívia conseguiu diminuir com Ábrego, aos 32, mas o inspirado Neymar voltou a marcar, aos 47 minutos, fazendo o quinto da seleção e dando números finais ao duelo. O atacante Neymar ainda chegou a perder um pênalti, aos 16 minutos do primeiro tempo, quando o placar estava empatado sem gols.

A partida entre brasileiros e bolivianos foi válida pela primeira rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O Brasil volta a campo diante do Peru, na próxima terça-feira (12), às 23h (horário de Brasília), no Estádio Nacional de Lima. O duelo será valido pela segunda rodada. A Seleção Brasileira lidera com três pontos, enquanto que a Seleção Peruana está em quinto lugar com um ponto conquistado.

O jogo: Neymar, o maior artilheiro da Seleção Brasileira!

O Brasil começou em cima. Neymar cobrou falta e a bola passou com muito perigo contra a meta o goleiro Viscarra. Minutos depois, Rodrygo recebeu na frente e cruzou rasteiro, a bola tocou no braço de Jusino dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Neymar cobrou o pênalti e parou na defesa do goleiro Viscarra, aos 16 minutos. A Seleção Brasileira insistiu e abriu o marcador no Mangueirão.

Danilo tocou para Raphinha, que chutou cruzado e o goleiro Viscarra defendeu, a bola bateu em Jusino e sobrou para Rodrygo mandar para o fundo do barbante, aos 23 minutos, 1 a 0 para o Brasil. No lance seguinte, a bola sobrou para Neymar, que chutou por cima da meta boliviana. Só dava Brasil. Raphinha recebeu na direita, cortou para o meio e chutou para a boa defesa de Viscarra.

Em mais uma descida pela direita, Raphinha cruzou na medida para a cabeçada de Richarlison, o goleiro Viscarra defendeu milagrosamente e salvou a Bolívia do segundo gol. Neymar pegou a bola no meio, saiu fazendo a fila em cima dos jogadores bolivianos e finalizou, o goleiro Viscarra salvou mais uma vez. Seria um gol antológico no Mangueirão.

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Raphinha recebeu na direita, se livrou da marcação e chutou no canto do goleiro Viscarra, 2 a 0 Brasil para a explosão da torcida no Mangueirão. A Seleção Brasileira jogada a vontade em Belém. Neymar deu belo lançamento para Raphinha, que tocou de cabeça para Richarlison, o atacante se livrou dos adversários e bateu cima da meta.

Minutos depois, Bruno Guimarães deu passe na frente para Rodrygo, o atacante ficou de frente para o “crime” e não perdoou e marcou, aos sete minutos. O árbitro foi chamado pelo VAR para analisar a imagem de uma possível falta no lance. Após análise, o árbitro confirmou o gol brasileiro, 3 a 0.

O momento histórico aconteceu na capital paraense. Depois de um cruzamento de Renan Lodi pela direita, a bola passou por todo mundo, Raphinha pegou a sobra e tocou no meio, Rodrygo tentou fazer a jogada, mas Neymar chegou batendo forte para o fundo do barbante, aos 15 minutos, 4 a 0 Brasil.

Com o gol marcado, Neymar passa a ser o maior artilheiro em jogos oficiais com a camisa da Seleção Brasileira, com 78 gols assinalados, ultrapassando o Rei Pelé, que marcou 77. Neymar saiu socando o ar na comemoração, lembrando o eterno Pelé, sendo ovacionado pelo torcedor paraense.

A Bolívia conseguiu diminuir. Ábrego recebeu lançamento na frente e chutou no ângulo da meta do goleiro Ederson, marcando um golaço no Mangueirão, aos 32 minutos. O Brasil quase ampliou com Neymar, que acertou um chutaço de fora da área e a bola explodiu no travessão boliviano. Em mais uma tentativa brasileira, Rodrygo cruzou da esquerda e Joelinton, de frente, cabeceou para fora.

Já na reta final, Neymar cobrou falta e a bola passou por cima da meta do goleiro boliviano. Héctor Cuéllar tentou de longe para os bolivianos e o goleiro Ederson defendeu em dois tempos. Em um contra-ataque rápido, Raphinha cruzou da direita e Neymar acertou um chute de primeira, aos 47 minutos, e aumentou seu número para 79 gols. Após o gol, torcedores invadiram o gramado do Mangueirão para abraçar Neymar. Placar final: Brasil 5 x 1 Bolívia.

Confira os melhores momentos

 

Por Fábio Relvas / Fotos: André Durão MoWA Press, Beatriz Reis, Ricardo Moraes (Reuters) e Vitor Silva (CBF)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90