Jornal In Foco Publicidade 1200x90
27/07/2023 às 16h22min - Atualizada em 27/07/2023 às 16h22min

Reintegrações de posse continuam em Canaã dos Carajás PA

E as reintegrações de posse continuam em Canaã dos Carajás, hoje pela manhã o documento foi levado em diligencia pela Polícia Militar e também estavam presentes o proprietário da área o Sr. Glauber que estava sendo representado pela sua advogada a Sra. Glenda Caroline Ferreira Jardim, a área é localizada na Rua Secundária Oito, snº no Bairro Residencial Canaã.

Em conversa com o Sr. Glauber proprietário da Empresa Nacional Construções Ltda e verdadeira dona do loteamento de 210.000m2 há mais de 12 anos e onde será construído um condomínio fechado com 631 lotes, o primeiro deste porte no município. Na expectativa da empresa esse empreendimento irá gerar 200 empregos diretos e mais outros 200 indiretos, sem contar nos outros benefícios que o empreendimento irá trazer para a cidade.

 Ele nos conta que a área já teve uma tentativa de invasão onde uma pessoa de nome Renato Soares já estava construindo uma casa e se dizia “dono” da terra, fato que não foi comprovado e a construção não foi adiante e que inclusive um político local tentou enfrentá-lo em favor do tal Renato, mas a conversa não foi adiante, pois a área já estava documentada com o projeto e o alvará liberado para início das obras.

Os moradores do Residencial Canaã, casas populares como é conhecido popularmente também estavam muito apreensivos com a invasão pois a área que pertence a empresa é uma área anexa ao Residencial, inclusive o começo das obras das casas foram iniciadas pela Nacional Construções e foram repassadas para a empresa AMEC que concluiu a obra.

Mas o que não é novidade no Brasil e principalmente no estado do Pará é que as invasões de terra são sempre geradas pelo desejo do trabalhador em ter seu pequeno “pedaço de chão” como muitos dizem, pessoas que não veem outra alternativa senão invadir mesmo sem a certeza do dia de amanhã que no caso foi hoje, o temido documento de reintegração chegou para as 120 famílias que ali estavam alojadas.

Nossa equipe conversou com a senhora Irismar de Souza Conceição de 58 anos e no momento não consegue emprego de domestica por conta da idade. Ela nos conta que está em Canaã dos Carajás desde 2012 e em 2014 se inscreveu no Programa Minha Casa Minha Vida e até hoje não foi contemplada com uma moradia digna.

Dona Irismar decidiu participar na invasão com o sentimento de conseguir um terreno que coubesse “apenas um barraco” segundo suas palavras, mas nós sabemos que terra e moradia sempre foram assuntos delicados no nosso Estado, pois de um lado estão as empresas e seus proprietários e do outro o cidadão sem-teto. A esse impasse cabe a justiça e aos poderes executivos e legislativos resolverem, pois uns querem construir e outros querem ocupar.

A reintegração foi executada na presença da Equipe do Poder Judiciário da Comarca de Canaã dos Carajás e contou com o importante apoio da Policia Militar na pessoa do Ten. Dantas e pelo 17° Pel / 23° BPM do município, que foi feita de forma tranquila e pacífica, onde todos foram desmontando seus acampamentos sob o olhar atento da PM.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90