Jornal In Foco Publicidade 1200x90
13/07/2023 às 07h57min - Atualizada em 13/07/2023 às 07h57min

Veja aqui como prestar concurso sem pagar taxa de inscrição

Com anúncios de oportunidades de concursos abertas, cresce a procura por vagas que estão cada vez mais onerosas para boa parte da população. Mas é possível usar alguns benefícios para conseguir gratuidade

dol

Nos últimos anos, o cenário dos concursos públicos no Brasil tem se tornado cada vez mais desafiador. Enquanto o número de candidatos interessados em ingressar na carreira pública aumenta exponencialmente, as taxas de inscrição têm ficado mais caras e onerosas. Diante desse contexto, surge a pergunta: como é possível concorrer a uma vaga no serviço público sem desembolsar grandes quantias?

Nesta matéria, indicamos oito maneiras para aqueles que almejam participar de processos seletivos sem sobrecarregar o bolso. Com um pouco de planejamento estratégico e conhecimento sobre os mecanismos legais envolvidos, qualquer candidato pode conseguir isso.

O aumento expressivo das taxas de inscrição tem afetado principalmente a vida financeira daqueles que desejam se dedicar a mais de um concurso em curtos intervalos de tempo. Essa realidade, por vezes, desencoraja aspirantes a cargos públicos, que podem acabam limitado pelas restrições financeiras.

+ Aeronáutica abre inscrições para 225 vagas de nível médio

No entanto, é importante ressaltar que existem alternativas legais e viáveis para driblar esses custos, permitindo que os candidatos mantenham suas metas. Confira a seguir oito formas de pedir a isenção da taxa de inscrição e prestar o certame totalmente de graça.

É importante destacar que o edital de abertura do concurso sempre fornecerá informações sobre os critérios que permitem a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Além disso, o documento estabelecerá o prazo para solicitar a isenção, que geralmente é de dois ou três dias a partir da data de abertura das inscrições. Portanto, é essencial ler atentamente o edital.

Famílias registradas no Cadastro Único

Ser membro de uma família registrada no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, como o Auxílio Brasil e o Vale Gás, é uma das situações que possibilitam a obtenção da isenção em concursos públicos. É importante manter os dados atualizados, o que pode ser feito de forma online pelo aplicativo CadÚnico.

+ O que aumenta e o que baixa com a nova reforma tributária?

Aqueles que desejam ingressar no programa podem realizar um pré-cadastro no aplicativo. No entanto, posteriormente, é necessário comparecer, em até 120 dias, ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo ou a um dos postos de atendimento do CadÚnico para complementar os dados.

Pessoas de baixa renda

Cidadãos de baixa renda também costumam ter direito à gratuidade na inscrição dos processos seletivos. No entanto, a faixa salarial considerada para atender a esse requisito varia de acordo com o órgão que promove o concurso. Alguns especificam um limite de meio salário mínimo per capita, enquanto outros indicam um teto de dois salários mínimos por família.

Desempregados ou hipossuficientes

Estar desempregado é outra condição considerada para conceder a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos. A comprovação, em geral, é feita por meio da apresentação da carteira de trabalho, que pode ser na versão digital, contendo a data do último emprego e a data do desligamento.

O termo “hipossuficiente” refere-se àqueles que não têm condições de arcar com os custos da inscrição sem prejudicar seu próprio sustento e o de sua família. É comum encontrar esse termo entre as regras que permitem ao candidato ser isento do pagamento da taxa de inscrição. É importante estar atento aos documentos solicitados no edital para comprovação.

Mesários em dias de eleição

Pessoas que atuam como voluntárias nas eleições, como mesários e outros auxiliares, têm o direito à isenção da taxa de inscrição em processos seletivos, conforme previsto em diversas leis locais. Para comprovar essa condição, basta apresentar uma declaração emitida pela Justiça Eleitoral, especificamente pela Zona Eleitoral na qual atuou.

+ Estrela da Globo está fazendo fortuna com a Mega-Sena

Isenção em concursos públicos para doadores

Se você é doador de sangue, medula óssea, plaquetas ou até mesmo de leite materno, pode participar de inúmeros concursos de forma gratuita. Embora a possibilidade de isenção para doadores de leite materno seja menos comum nos editais, ela existe. A doação de sangue, em geral, deve ser realizada com frequência, sendo necessário apresentar o comprovante de pelo menos duas doações nos últimos 12 meses anteriores à abertura do edital.

Entre os requisitos para doar sangue, estão:

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (se for menor de idade, apenas com autorização dos pais e responsáveis);

Estar com a saúde em dia;

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

Pesar no mínimo 50 kg;

Apresentar documento original com foto recente (RG, CNH, etc.);

Não ingerir bebidas alcoólicas pelo menos 12 horas antes da doação; e

Não estar em jejum (é permitido comer, mas evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação).

Essas são as principais formas de obter a gratuidade e reduzir os custos na jornada rumo à tão sonhada posse em um cargo público. Mais uma vez, ressaltamos a importância de ler atentamente o edital, pois os procedimentos podem variar (solicitação e envio de documentação através de sistema, e-mail ou correios), assim como os documentos exigidos para comprovação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90