Jornal In Foco Publicidade 1200x90
13/06/2023 às 15h26min - Atualizada em 13/06/2023 às 15h26min

Prefeitura anuncia início da obra do novo Hospital Municipal

Centro médico vai contar com leitos de UTI e tratamento de média e alta complexidade; Canaã poderá receber faculdade de medicina no local

- Jornal In Foco
Na tarde desta segunda-feira (12), a Prefeitura de Canaã dos Carajás lançou a pedra fundamental da obra de construção do novo Hospital Municipal de Canaã dos Carajás. A cerimônia foi realizada em uma área no bairro Jardim Europa, local em que o hospital será construído.
A área da obra foi doada pelo empresário Luiz Carlos, dono da Casa Nova, e por sua família. O espaço é amplo, plano, bem localizado e possui uma área verde preservada, que estava prevista no projeto inicial do novo centro de saúde.

O secretário de Saúde, Marcos Paulo Silveira, falou sobre o momento. “Esse é um dia para festejar. Estamos cumprindo um compromisso, uma missão que nos foi dada. Tenho certeza de que em breve vamos inaugurar essa obra e as equipes de saúde vão estar empenhadas para trabalhar pela população.”

Também presente no evento, o presidente da Câmara Municipal Dinilson José afirmou que o lançamento da obra é um evento ímpar. “É um hospital que vai atender muito bem em Canaã, mas é importante lembrar que a região que está no entorno de Canaã também será beneficiada.”
Com felicidade, a prefeita de Canaã, Josemira Gadelha, garantiu aos presentes que “as obras do novo hospital começam amanhã.” Sobre a demanda local e regional, a prefeita falou. “Esse grandioso hospital vai atender com excelência quem precisar. Todos serão muito bem acolhidos aqui. Nossa gestão é feita com o coração.”

A prefeita falou ainda sobre o trabalho que já vem sendo realizado no município. “Trabalhar a saúde não é só construir hospital, mas trabalhar a prevenção de doenças, de acidentes. Temos o programa Saúde na Escola, estamos investindo em moradia, em obras, em um trânsito melhor... É um trabalho muito amplo e queremos continuar nesse caminho.”

Estrutura, sonho antigo e demanda regional

O novo espaço de saúde é um sonho antigo da população do município, e vai contar com 100 leitos, 10 unidades de UTI adulto e mais 10 de UTI infantil, além de hemodiálise, e referência para maternidade de alto risco e traumatologia.
Canaã dos Carajás hoje faz parte da Macrorregião de Saúde IV do sistema de saúde do Estado, que é formado por três regiões de saúde: Lago de Tucuruí, Araguaia e Carajás. Nessa região, estão os hospitais regionais dos municípios de: Tucuruí, Marabá, Redenção e Conceição do Araguaia, que atendem uma população estimada em quase um milhão de pessoas (936.554).
A estimativa é de que haja um déficit de 939 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) nessas três regiões. Deste total do déficit de leitos, 438 são da Região de Saúde Carajás, 300 da Região Araguaia e 204 da Região Lago de Tucuruí, o que demonstra que a Região de Saúde Carajás tem a menor cobertura de internação hospitalar.
Se for levada em conta apenas a Região de Saúde Carajás, há uma população estimada de 822.875 habitantes, e um déficit de 113 leitos operacionais e 38 complementares (UTI).
Diante desse diagnóstico, a prefeitura também buscou garantir a viabilidade técnica e financeira do novo centro, que foi apurada no Diagnóstico Situacional do Município de Canaã dos Carajás na Área de Saúde de 2020.
A intenção da administração é oferecer atendimento de média e alta complexidade, de perfil regional e ter capacidade de funcionar como Hospital Escola ou abrigar residências em futuros cursos na área da saúde, como cursos de medicina.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90