Jornal In Foco Publicidade 1200x90
28/05/2023 às 11h13min - Atualizada em 28/05/2023 às 11h13min

Feriado à vista? Veja calendário de Junho e fique por dentro

O mês de junho está chegando e nada melhor do que poder desfrutar de um bom feriado. Confira a seguir quais serão as principais datas comemorativas dessa época tão festiva!

dol

O mês de junho é muito esperado pelos brasileiros, pois traz junto de si várias datas comemorativas e festas especiais. Porém, o que ainda deixa muita gente com dúvidas, é se haverá algum feriado nacional, ou seja, válido para o país inteiro.

E infelizmente, a resposta é negativa! O tão aguardado mês junino não conta com nenhum feriado nacional. Porém, o dia de Corpus Christi será celebrado no próximo dia 08, sendo tratado como ponto facultativo.

Essa é uma festa cristã de origem católica, cujo significado é a presença de Cristo no ato da Eucaristia, quando os fiéis bebem o pão e o vinho, eles se tornam o corpo e o sangue do Salvador. O nome também possui origens religiosas, podendo ser traduzido do latim como literalmente “Corpo de Cristo“.

LEIA TAMBÉM:

+ Proibidonas! 10 buscas que você deve evitar e jamais fazer

+ Conheça quatro tipos de plantas extremamente tóxicas

O que significa ponto facultativo e como a empresa pode interpretar isso?

Um ponto facultativo nada mais é do que um dia, geralmente perto de feriados reconhecidos pelo calendário nacional, no qual a dispensa do trabalho pode ou não acontecer. No geral, tais datas são pré-definidas nos anos anteriores e publicadas em decreto no Diário Oficial do governo.

Liberações dessa natureza costumam ser mais comuns no caso de funcionários públicos, já que a maioria dos órgãos em que eles servem se orienta pelo calendário federal. Já quanto às empresas privadas, a lei permite que elas escolham se vão ou não parar suas atividades, mas não há obrigação para tal.

Voltando ao caso do Corpus Christi, a decisão de parar irá depender apenas dos seus empregadores. Mas, existem aquelas localidades que já incluíram a celebração em seus calendários oficiais, como Fortaleza (CE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).

A seguir, veja as principais datas comemorativas de junho!

1- Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06)

Data instituída por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) para que a humanidade se atente sobre a importância de preservar o meio ambiente e tratar os recursos naturais com mais responsabilidade e zelo.

2- Dia dos Namorados (12/06)

Um feriado de origem comercial, utilizado para impulsionar a venda no comércio e no varejo. Também visa celebrar o amor e a união dos casais apaixonados. Fora do Brasil, a data é comemorada em um dia diferente.

3- Dia de São João (24/06)

Antes uma festa igualmente pagã, mas foi adaptada quando o Cristianismo se espalhou pela Europa. As raízes dessa comemoração estão nas festas da colheita, onde era comum agradecer aos deuses pela fartura.

Atualmente, ela é lembrada pela figura gentil do santo festeiro, sendo um sucesso em todo o Brasil.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90