Jornal In Foco Publicidade 1200x90
20/05/2023 às 18h57min - Atualizada em 20/05/2023 às 18h57min

Canaã faz história ao receber a 1ª edição itinerante do FIDA

A história de desenvolvimento de Canaã dos Carajás continua sendo escrita a passos largos com momentos de muita emoção, e nesta sexta-feira (19) não foi diferente. O município abriu os braços para receber a primeira edição itinerante de um dos maiores festivais de dança do Brasil, o Festival Internacional de Dança da Amazônia (FIDA). Em 30 anos de realização, esta é a primeira vez que o evento acontece fora da capital Belém.

A abertura contou com a entrega de medalhas para diversos grupos da região que competiram durante o dia. Belém, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Ourilândia do Norte, Novo Repartimento e Altamira foram alguns dos municípios premiados pelas apresentações.

FIDA 2023 também contou com a presença da primeira e maior bailarina do Brasil, Ana Botafogo. Em sua fala, a artista demonstrou um imenso carinho pelo evento e reforçou que a sua primeira visita a Canaã dos Carajás tem sido importante para continuar cada vez mais perto da dança, além de valorizar a cultura regional. “Acredito que é uma maneira de proporcionar a todos os bailarinos, alunos e professores dessa região a oportunidade de chegarem mais próximos de Canaã dos Carajás e terem contato com professores diferentes, oficinas e concursos”.

E fechando o dia com chave de ouro, o palco principal do evento recebeu dezenas de apresentações de grupos locais, regionais, nacionais e internacionais. Em Canaã, o FIDA recebeu cerca 700 inscrições de bailarinos divididos em 41 grupos.  Além disso, o evento contou com as participações de Liana Vasconcelos e Alysson Trindade, bailarinos convidados do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e Carla Amâncio e José Alvarez, bailarinos convidados de Orlando, Florida (USA). Vale ressaltar que Carla Amâncio fez a sua primeira apresentação no Brasil depois de 16 anos. Bailarinos de outros países, como Argentina, Cuba e Holanda, também estiveram presentes nesta grande festa.

O FIDA continua neste sábado (20) e domingo (21) com mais oficinas e apresentações culturais durante todo o dia.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90