Jornal In Foco Publicidade 1200x90
02/06/2017 às 11h38min - Atualizada em 02/06/2017 às 11h38min

Produção industrial sobe 0,6% em abril, divulga IBGE

Desempenho do setor foi o melhor para abril desde 2013 e o primeiro resultado mensal positivo neste an

Reuters

São Paulo / Rio de Janeiro – A produção industrial brasileira subiu 0,6 por cento em abril na comparação com o mês anterior, muito melhor do que o esperado mas ainda insuficiente para garantir que já estava havendo recuperação mais consistente da atividade no início do segundo trimestre.

Foi o melhor desempenho para abril desde 2013 e o primeiro resultado mensal positivo neste ano. Na comparação com abril do ano passado, no entanto, a produção caiu 4,5 por cento, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

As expectativas em pesquisa da Reuters com economistas eram de estabilidade na variação mensal e de queda de 5,7 por cento na base anual.

“Ainda não dá para dizer que começamos uma trajetória positiva de recuperação industrial. Até porque as demais comparações são negativas”, afirmou o responsável pela pesquisa do IBGE, André Macedo, acrescentando que o setor está no patamar equivalente a janeiro de 2009.

Em abril, apenas a categoria de bens de consumo registrou queda, de 0,4 por cento, na comparação com março. As categorias de bens de capital, um indicador do investimento, e intermediários registraram avanço de 1,5 por cento e 2,1 por cento, respectivamente.

Na análise por ramos, dos 24 pesquisados pelo IBGE, 13 tiveram avanço em abril. As principais influências positivas foram de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (alta de 19,8 por cento) e veículos automotores (avanço de 3,4 por cento).

“Os ramos que mais cresceram agora tiveram queda forte no mês de março. É uma espécie de compensação”, disse Macedo.

Na leitura anterior, por exemplo, produtos farmoquímicos e farmacêuticos recuaram 23,4 por cento e veículos automotores perderam 6,9 por cento.

Na véspera, foi divulgado que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1 por cento no primeiro trimestre deste ano sobre os três meses anteriores, resultado com forte expansão do setor agropecuário, mas os investimentos continuaram em queda. Neste período, a indústria teve expansão de 0,9 por cento

Apesar do resultado positivo, especialistas já se adiantam ao afirmar que a atividade deve voltar a perder força daqui para frente diante, entre outros, do desemprego ainda elevado e a crise política que atinge o governo do presidente Michel Temer.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90