Jornal In Foco Publicidade 1200x90
17/02/2023 às 12h13min - Atualizada em 17/02/2023 às 12h13min

Alô, papai! Alô, mamãe! Veja aqui o listão da UFPA!

São mais de sete mil vagas ofertadas em 193 cursos espalhados por 12 campi.

dol

O fim de semana será de fortes emoções para os jovens e adultos que tentam uma vaga nas universidades públicas paraenses.

Na manhã desta sexta-feira, a Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou o tão esperado listão dos aprovados no Processo Seletivo 2023 da instituição.

Pontualmente às 11h, os perfis da UFPA nas redes sociais publicaram a tradicional mensagem do reitor Emmanuel Tourinho aos novos calouros. Ele repassou orientações para a habilitação dos aprovados e fez um balanço sobre o vestibular da universidade.

Às 11:15, os estudantes puderam conferir o listão no site https://listao.ufpa.br/. Por alguns minutos, a plataforma ficou fora do ar devido à grande demanda de acessos. Veja aqui o documento!

Veja também:

Vestibular: listão da Uepa vai sair no sábado de Carnaval

PS 2023: UFPA divulga lista dos cursos mais concorridos

Já a Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou que a hora de colocar “a vitrola pra tocar” será a partir das 9h de sábado (18).

Matheus Levy, de 22 anos, está tentando uma vaga em Medicina para a UFPA, e também colocou a nota dele no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o campus de Marabá da Uepa, mesmo curso, como garantia.

“Eu tentei pela primeira vez em 2017, ano do meu convênio, porém sem sucesso. Em 2018 foi meu primeiro ano de cursinho, o qual obtive a aprovação em uma instituição particular. A partir daí, cursei cinco semestres completos de Medicina na universidade particular, até que, em 2021, tive que trancar a graduação por questões financeiras”, relata.

Ano passado ele voltou para o mesmo cursinho e afirma ter se dedicado de forma muito intensa. “Estou bastante confiante com o meu resultado neste ano. Obtive o 4° lugar quando passei na particular e em 18º em outra, também privada. Sem dúvida um dos meus maiores sacrifícios foi estudar mais de seis horas por dia, era desgastante, mas necessário. Bons resultados requerem esforços que atropelam a sua zona de conforto”, admite o estudante.

“Acredito que, se eu passar, eu vou viver a minha aprovação como se fosse uma virada de chave na minha vida, em que finalmente vou poder dizer para minha mãe: você terá um filho médico!”, vibra.

Giovana Melo, de 21, está tentando o mesmo curso, mas na Uepa, pela quinta vez. O foco é tanto que ela nunca quis fazer em outra faculdade. “Já ‘bati na porta’ em outras tentativas, nesse ano é a primeira vez que a expectativa está bem alta para conseguir essa vaga. Fiz cursinhos escolhidos a dedo, que me ajudaram a levar o processo com muita tranquilidade e leveza, o que gera uma sensação de segurança maior”, reconhece.

Giovana Melo se dedicou bastante aos estudos e confia na vaga

Giovana Melo se dedicou bastante aos estudos e confia na vaga

Giovana Melo se dedicou bastante aos estudos e confia na vaga |Wagner Santana/Diário do Pará

A vestibulanda diz que, desde o começo, entendeu que sacrifícios como passar muitas horas dentro do quarto estudando, sair menos no final de semana, precisavam ser feitos. “Mas com a experiência eu também aprendi que a rotina não precisa ser exaustiva, é possível sim conciliar os estudos com momentos de lazer, sabendo equilibrar o tempo de cada um e isso inclusive foi essencial na minha caminhada, nunca consegui ficar isolada no quarto ou em casa”, revela. “Eu não consigo nem imaginar essa sensação de ser aprovada!”, empolga-se.

Aos 19 anos, André Figueiredo está na expectativa de viver o sonho de cursar Direito na UFPA. “É a terceira vez que estou tentando e tenho fé que vai dar tudo certo, estou muito confiante no preparo que tive ao longo do ano”, explica. “Estou tentando manter a calma e não ficar muito ansioso para o dia mais desejado que é o dia de hoje, do listão”, anseia.

João Felipe Castro tenta pela primeira vez o vestibular, e se inscreveu em Engenharia de Produção na Uepa. “Eu enxergo esse como sendo o ano da aprovação, não só para mim, mas como para meus colegas. Confio muito em nossa preparação, tivermos um apoio excelente dos nossos professores”, credita.

A ansiedade está a mil, mas ele garante que só começa a se empolgar mesmo quando vir o nome no listão. “Foram muitos sacrifícios, foi a pior parte, e passa pela cabeça a possibilidade de não passar de primeira, ou só em uma repescagem, ou a de não passar esse ano. Mas sei que se acontecer, será a possibilidade mais indescritível na minha vida de estudante!”, finaliza.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90