Jornal In Foco Publicidade 1200x90
04/01/2023 às 18h33min - Atualizada em 04/01/2023 às 18h33min

Exagerou nas ceias? Cuidado ao voltar a praticar exercícios

Se comeu e bebeu muito nas festas de fim de ano e agora quer correr atrás do prejuízo, o ideal é uma retomada gradual da rotina de treinos sem aloprar nas cargas e na intensidade

dol
 

Seja para perder calorias ou simplesmente manter a saúde do corpo em dia, muitas pessoas possuem como meta de ano novo a prática de exercícios físicos. No terceiro dia do ano, milhares delas já estavam nas ruas de Belém para fazer suas caminhadas e corridas ao ar livre. Porém, especialistas alertam que o importante para quem está retomando ou iniciando as atividades físicas é respeitar as limitações do corpo.

 

O calçadão em torno do Bosque Rodrigues Alves, no bairro do Marco, é um dos pontos da capital paraense mais frequentados pelos amantes de caminhada. O movimento de pessoas de várias idades no local começa desde as primeiras horas do dia e segue até à noite.

Em uma conversa com a equipe de reportagem, o professor Fernando João, 57, revelou que tentava compensar os exageros da festa de fim de ano. “Há bastante tempo eu já faço a caminhada para manter o corpo e a mente mais saudáveis. Mas com as festas de fim de ano, a gente sempre acaba exagerando na alimentação, né? Então é essencial ir aos poucos retomando as atividades para manter a recomendação médica e a forma”, contou.

Leia também:

Balanço mostra que Pará reduziu em 24% o roubos de veículos

Procon fiscaliza aumento da gasolina em postos de Belém

Na academia do Serviço Social do Comércio no Pará (Sesc-PA), localizada na Doca, o movimento neste início de ano ainda era tímido. Porém, há quem tenha preferido não perder tempo para encarar uma nova rotina e mais saudável em 2023, como é o caso da aposentada Julieta dos Santos Cardoso, 71. “Eu sempre gostei muito de fazer exercícios físicos. Há um ano, também faço aulas de Yoga, uma atividade que me ajuda bastante a manter o corpo saudável. Mas hoje (ontem) eu decidi iniciar também na academia. Sem dúvidas, a prática de exercícios físicos, principalmente na nossa idade, é algo que nos faz muito bem. Eu costumo dizer que essa minha rotina não é pela beleza, mas pela saúde”, disse.

ORIENTAÇÕES

Belém,Pará, Brasil, Caderno cidade- Exercícios  físicos após as festas de fim de ano.  Local Sesc- Felipe Movilha e Julieta Cardoso.  03/01/2023 Foto Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Belém,Pará, Brasil, Caderno cidade- Exercícios físicos após as festas de fim de ano. Local Sesc- Felipe Movilha e Julieta Cardoso. 03/01/2023 Foto Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

 Belém,Pará, Brasil, Caderno cidade- Exercícios físicos após as festas de fim de ano. Local Sesc- Felipe Movilha e Julieta Cardoso. 03/01/2023 Foto Celso Rodrigues/ Diário do Pará. | Celso Rodrigues

 

O educador físico, Gilson Sampaio, que acompanha diversos alunos na academia do Sesc, deu algumas dicas para quem vai ter um retorno ou início das atividades físicas. A primeira delas é não tentar compensar o tempo que ficou parado no fim de ano, com excesso de tempo ou cargas durante os treinos. “Tem muita gente que comete esse erro querendo fazer duas horas a mais de academia ou dietas mirabolantes e jejuns muito longos. Isso é errado! O ideal é voltar para sua rotina de treinos e dietas que se tinha antes das festas. Não tente compensar, porque isso não vai funcionar e vai acabar prejudicando os resultados. Volte para sua rotina normal de treinamento, de alimentação, beba mais água e tente dormir um pouco mais”, aconselhou.

Para quem está começando, a dica é manter o foco e a consistência dos treinos. “As primeiras semanas são bem difíceis para quem nunca fez atividade física. Provavelmente você vai sentir dores. Porém, isso é normal para quem vai iniciar essa rotina. Outra coisa que a gente sempre recomenda é que a pessoa mantenha o foco, pois, depois que você se acostuma com o exercício e percebe os benefícios que ele traz para a vida, a prática vai se tornando um hábito”, afirmou Gilson.

O educador destacou ainda a importância do acompanhamento de profissional qualificado na rotina de treinos. “Esse é um ponto muito importante. Na musculação, por exemplo, que é uma prática que pode trazer muitos benefícios, mas quando feita de maneira equivocada, você pode provocar lesões gravíssimas. Então, é importante esse acompanhamento, tanto para otimizar o tempo quanto para potencializar os resultados referentes à estética ou ganho de saúde”, destacou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90