21/03/2018 às 00h01min - Atualizada em 21/03/2018 às 00h01min

Em Sessão Ordinária, vereadoras criticam contratação de funcionários de outros municípios por empresas locais

Ainda durante a sessão, vereadores aprovam de forma unânime três indicações ao executivo municipal

- Jornal In Foco
Fotos: Atila Penha
 
A grave crise empregatícia vivida por Canaã dos Carajás foi pauta das vereadoras Maria Pereira (PDT) e Vânia Mascarenhas (PDT) durante a 7ª Sessão Ordinária do Legislativo Municipal. A fala das parlamentares durante o Grande Expediente foi uma das marcas da sessão realizada nesta terça-feira (20).  Na ocasião, as legisladoras criticaram algumas empresas presentes no município. De acordo com elas, funcionários de outros municípios continuam sendo trazidos e ocupando vagas que poderiam ser destinadas aos trabalhadores locais.
 
Maria Pereira falou sobre a reativação da Comissão Municipal de Emprego: “Ontem estive presente no auditório do SINE e participei do anúncio da nova Comissão de Emprego. Fiz o uso da palavra e critiquei uma empresa por ela não contratar mão-de-obra local. É preciso que se dê prioridade ao trabalhador de Canaã dos Carajás. Fiquei sabendo que foram contratados mais de 40 homens de outras cidades. Isso é inadmissível. Não podemos aceitar essa situação jamais.”
 


Já Vânia Mascarenhas, fez um discurso mais inflamado: “O meu povo de Canaã está passando fome, desempregado e as empresas estão trazendo gente de fora para cá. Nossos trabalhadores precisam ter prioridade! Nós, vereadores, precisamos nos manifestar. Não vamos ficar presos no Babilônia, vamos todos pro inferno, pois nos omitimos em muitas coisas! Presidente, vamos buscar uma reunião com essas empresas e buscar soluções para os nossos trabalhadores.”
 
Vânia também aproveitou a ocasião em que Jander Fonteles, diretor-presidente da FUNCEL, e alguns atletas municipais de jiu-jitsu estiveram presentes na Casa de Leis para cobrar melhorias para o esporte: “O esporte é uma prática que tira as pessoas das ruas. Esses jovens aqui estão precisando do apoio da FUNCEL. Vocês precisam se mobilizar e ajudar essas pessoas. Sei que você tem um coração bom e vai tentar fazer o melhor por essas pessoas.”


 
Wilson Leite (PDT) também falou sobre a atuação da FUNCEL: “A autarquia precisa dar apoio a esses desportistas. Há atletas de nível internacional aqui. É preciso dar uma trabalhada lá, desinchar a folha e botar pra funcionar o esporte no nosso município.”
 


Ainda na sessão, três indicações ao executivo foram aprovadas:
 
A indicação 031/2018, de Rael da Marcenaria (PHS), pede ao executivo que reforme com urgência o estádio municipal.


 
Já a indicação 010/2018, de João Nunes (PMDB), pede ao executivo que proceda com a pavimentação asfáltica, rede de água e esgoto no bairro Jardim América.



Por fim, a indicação 025/2018, de Junior Garra (PR), pede que o executivo crie um programa de doação de lotes, dentro da Secretaria de Habitação, para pessoas carentes do município.


 
Todas as indicações foram aprovadas de forma unânime pelos vereadores presentes. A próxima sessão está marcada para terça-feira (27), às 18 horas, na Câmara Municipal de Canaã dos Carajás.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »