Jornal In Foco Publicidade 1200x90
02/11/2022 às 12h26min - Atualizada em 02/11/2022 às 12h26min

Devotos homenageiam santos populares em cemitério

O Dia de Todos os Santos celebra as pessoas consideradas santas populares. No Cemitério Santa Izabel, os devotos foram visitar os túmulos de pessoas conhecidas por graças concedidas

dol
 

Comemorado ontem, 1º de novembro, o Dia de Todos os Santos celebra as figuras consideradas santas conhecidas e desconhecidas pela Igreja Católica. Neste dia, os chamados “santos populares” são homenageados nos mais diversos cemitérios, assim como às segundas-feiras, dedicado ao Culto das Almas. Em Belém os devotos foram visitar os túmulos de pessoas conhecidas por operarem milagres. Durante o dia, os jazigos receberam velas, flores e orações.

Somente no Cemitério Santa Izabel, no Guamá, são vários santos populares. Enterrada desde a década de 30, Josephina Conte, conhecida como “a moça do táxi”, é uma das que estampam o imaginário da população local por ser uma das lendas urbanas mais conhecidas da capital.

A história conta que, todos os anos, a menina ganhava do seu pai uma viagem de táxi por pontos turísticos de Belém no dia do seu aniversário. Falecida em 1931, aos 16 anos, por conta de uma tuberculose, a garota não teria parado de passear pela cidade na data. Diz a lenda que uma vez a “visagem” de Josephina pegou corrida com um taxista e pediu para que passasse na casa da família no dia seguinte para pegar o pagamento. Ao chegar à casa, o taxista descobriu que ela estava morta.

Devido a partida ainda muito jovem, muitas pessoas costumam deixar velas, flores e carrinhos de brinquedo em seu túmulo. Uma delas é o administrador Max Souza, de 50 anos, que tem o compromisso de acender uma vela no túmulo da menina todos os anos. “Eu deixo aqui por causa da história dela. É uma história comovente, que atrai e desde que eu me entendo por gente é sabendo a história dela. É uma pessoa que morreu jovem, na flor da mocidade, e muitas pessoas já conseguiram graças atribuídas a ela. Enquanto eu estiver vivo, eu venho acender uma vela. Eu só acendo a vela, faço uma oração por ela e peço para que tenham a alma dela de bom grado e que ela esteja descansando”, explicou.

Na entrada do Santa Izabel, uma sepultura de mármore preto e imponente chama a atenção. É o túmulo de médico Camilo Salgado, conhecido pela realização de cirurgias de alto grau de dificuldade, principalmente em mais pobres, a quem atendia sem recompensa financeira.

A morte, aos 55 anos, causada por um possível infarto comoveu a cidade, motivo que deu início ao culto de sua memória. Atualmente, é considerado um dos santos populares mais importantes de Belém ao lado do médico Crasso Barbosa e João Carlos Maciel, também sepultados no cemitério do Guamá.

A fama de bom profissional foi o que aproximou Aureliana Rodrigues, 49, da fé em Salgado. O primeiro contato foi quando o marido fraturou a perna em várias partes e tinha a possibilidade de ficar sem andar. Após um tempo, o esposo ficou totalmente curado. Atualmente, a moradora de São Caetano de Odivelas deixa uma flor vermelha, cor que o pai já falecido gostava, toda vez que pode entrar no local.

“Eu sou católica, mas eu tenho essa proximidade. Teve uma vez que meu marido tinha quebrado a perna, eu estava no hospital e vim andando, pensando um monte de coisa, chorando e entrei aqui. Me sentei aqui em frente e comecei a conversar para que ele desse a cura. Meu marido ficou bom e anda normalmente. Desde essa vez, quando eu estou aflita eu venho aqui. Eu não sei se foi um milagre ou não, mas eu vim”, disse.

“Eu já consegui muitas graças. Uma delas foi pela minha saúde”

Outra bastante popular no Santa Izabel é Severa Romana, mulher que foi assassinada por não permitir que um militar a abusasse sexualmente. A negativa da mulher, que estava nos últimos meses de gestação, gerou a fúria do cabo Antônio Ferreira dos Santos, que a matou com golpes de navalha, crime que ocorreu no dia 02 de julho de 1900. A proximidade com o túmulo da família e o conhecimento da história é o que fazem Maria do Socorro da Silva, 50 anos, a manter a devoção, a quem atribui inúmeras graças.

Maria do Socorro da Silva

Maria do Socorro da Silva

 Maria do Socorro da Silva | Foto: Irene Almeida
  

 

“Quando eu venho aqui eu acendo vela na Severa Romana, no do doutor Camilo Salgado. Eu já consegui muitas graças. Uma delas foi pela minha saúde. Eu estava com muito problema de saúde. Aí eu peguei, vim aqui e acendi uma vela. Pedi para ela e o doutor Salgado e fiquei boa, graças a Deus. Toda vez que eu venho, acendo uma vela, agradeço por todas as graças alcançadas. Hoje eu cheguei cedo, já acendi e fiz minhas orações”, afirmou a pensionista.

Confira o que estará aberto ou fechado na capital paraense durante o feriado de finados

SERVIÇO

SUPERMERCADOS E FARMÁCIAS

Os supermercados e farmácias, em sua maioria, têm liberdade para definir os horários de funcionamento conforme decisão de cada empresa. Vale ressaltar que os estabelecimentos comerciais que atuam no regime de 24h funcionarão normalmente.

SHOPPINGS:

– Shopping Bosque Grão-Pará

Lojas: 11h às 21h

Praça de alimentação: 11h às 22h

Restaurante, cinema, teatro, academia e crossfit: conforme programação.

– Boulevard Shopping

Lojas e quiosques: 11h às 21h

Praça de alimentação e lazer: 11h às 22h

Cinema: de acordo com a programação

– Castanheira Shopping

Lojas: 11h às 21h

Praça de alimentação e parque de diversão: 11h às 22h

Cinemas e academia: de acordo com a programação.

– Shopping Metrópole Ananindeua:

Lojas e quiosques: 12h às 22h

Alimentação e lazer: 12h às 22h

Cinema: conforme a programação.

– Parque Shopping

Lojas: 11h às 21h.

Praça de alimentação e lazer: 11h às 22h.

Cinema: De acordo com a programação.

– Shopping Pátio Belém

Lojas: 11h às 21h

Praça de alimentação: 11h às 22h

Cinema: conforme a programação.

ESTAÇÕES CIDADANIA: fechadas

A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) informa que os atendimentos estarão suspensos nas Estações Cidadania, que ficam em Belém, Ananindeua, Parauapebas, Marabá e Santarém, nesta quarta-feira, 02. Os atendimentos serão retomados na quinta-feira, 03, conforme o agendamento prévio e de acordo com as demandas oferecidas pelos órgãos parceiros nas Estações.

USINAS DA PAZ: fechadas, com exceção das áreas externas e de eventos que já estejam pré-agendados. Os serviços regulares das Usinas da Paz serão retomados na quinta-feira, 03.

DETRAN: Nesta quarta-feira, em virtude do feriado nacional do Dia de Finados, não haverá expediente na sede e unidades do Detran no Estado. Dessa forma, o atendimento ao público retornará na quinta-feira (03) normalmente.

FUNDAÇÃO HEMOPA: hemocentros fechados

ESTAÇÃO DAS DOCAS: aberta

Funcionará normalmente: 10h à 01h

PARQUE ESTADUAL DO UTINGA CAMILLO VIANNA: aberto

Funcionará das 6h às 17h

MANGAL DAS GARÇAS: aberto

Funcionará normalmente: 8h às 18h

PARQUE DA RESIDÊNCIA: aberto

Funcionará normalmente: 9h às 17h

ESTAÇÃO CULTURAL DE ICOARACI: aberto

Funcionará normalmente: 9h às 17h

PARQUE URBANO BELÉM PORTO FUTURO: aberto

Funcionará normalmente: 6h às 22h (com entrada até 21h30)

THEATRO DA PAZ: fechado para visitações

MUSEUS E MEMORIAIS DO ESTADO: abertos

Centro Cultural Palacete Faciola, Museu do Círio, Museu de Arte Sacra, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Memorial Amazônico da Navegação, Museu do Encontro, Museu de Gemas, Museu do Marajó, Memorial do Porto, Memorial Verônica Tembé funcionarão das 9h às 17h.

/Maria do Socorro da Silva

/Maria do Socorro da Silva

Aurelina Rodrigues | Foto: Irene Almeida
/Aurelina Rodrigues

/Aurelina Rodrigues

Aurelina Rodrigues | Foto: Irene Almeida

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90