Jornal In Foco Publicidade 1200x90
21/02/2018 às 15h27min - Atualizada em 21/02/2018 às 15h27min

Conselho Municipal de Assistência Social é escolhido em Canaã

Os 10 novos membros do conselho atuarão pelos próximos dois anos no município

- Jornal In Foco
O auditório do SINE em Canaã dos Carajás recebeu na manhã desta quarta-feira (21) membros de várias entidades do município. O principal objetivo da reunião era eleger os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social da cidade. O grupo terá a árdua missão de auxiliar a pasta de Desenvolvimento Social em um momento complicado da história do município, onde as demandas pela secretaria são altas, graças aos impactos advindos da mineração. O inchaço populacional e o desemprego contribuem para o crescimento dessa demanda. O prefeito em exercício Aleandre Pereira e a secretária de desenvolvimento social, Ana Cristina Queiroz, estiveram presentes no evento.
 
Os 10 novos membros, cinco titulares e cinco suplentes, serão escolhidos pelas entidades que foram mais votadas durante o dia. O novo conselho atuará no biênio 2018-2020. Ângela Maria Aragão, secretária executiva da organização, falou sobre a escolha: “Para ganhar a cadeira no conselho, as entidades precisam estar dentro de alguns parâmetros, como CNPJ e a ata de constituição. Tem todo um critério para que elas possam participar da escolha. As entidades escolhidas encaminharão o nome dos seus representantes para serem os conselheiros. Todo o controle social, de todos os segmentos da Assistência, é de responsabilidade do conselho. O principal papel dele é fazer com que os programas sociais funcionem bem.”




 
No final da manhã, as seguintes entidades foram as escolhidas:
 
Titulares:
  • Pastoral da Criança
  • Associação de Artesãos e Artesãs de Canaã dos Carajás (AASCC)
  • Associação Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
  • Associação Pró-Cidadania de Canaã dos Carajás
  • Brigada de Emergência
Suplentes
  • Ordem dos Advogados do Brasil
  • AFAMOPROCAN
  • Agência Canaã
  • SINATAC
  • SEMADEM
 
Também presente no evento, o prefeito em exercício, Alexandre Pereira, falou sobre a renovação do conselho: “São pessoas com novas ideias. O essencial trabalho do conselho é fiscalizar, deliberar e dar o ‘ok’ na prestação de contas. Ele também tem um papel fundamental de descobrir pessoas que estão em precisando de assistência social e ajudar quem mais precisa.”


 
Alexandre falou sobre um trabalho em parceria com as igrejas: “Eu sou um religioso e acredito que a fé e a religião transformam pessoas. Mas elas não são suficientes para transformar pessoas de barriga vazia, sem um horizonte na frente. O poder público entra com o aparato de ter visão do futuro, preparar a pessoa e qualificar ela pro mercado de trabalho e a religião entra no sentido de fortalecer a fé e o espírito. Os religiosos também têm a obrigação de zelar dos menos favorecidos da sociedade.”
 
Cada entidade escolhida deverá agora indicar os membros para ocupar as cadeiras. No próximo dia 14 de março, os membros se reunirão para definir a nova diretoria do Conselho Municipal de Assistência Social de Canaã dos Carajás.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90