Jornal In Foco Publicidade 1200x90
20/02/2018 às 23h44min - Atualizada em 20/02/2018 às 23h44min

Na terceira sessão ordinária do ano, servidores públicos comparecem em peso e indicações são aprovadas pelos vereadores

Com a greve deflagrada no município, servidores mantém atos de protesto em frente à Prefeitura e Câmara Municipal durante todo o dia

- Jornal In Foco
Fotos: Atila Penha
A terceira sessão ordinária do legislativo municipal foi realizada na noite desta terça-feira (20) em Canaã dos Carajás. Todos os vereadores, à exceção de Anderson Mendes (PTB), por motivos de saúde, estiveram presentes na Câmara Municipal e debateram sobre a atual situação do município. Na ocasião, três indicações ao executivo também foram aprovadas por unanimidade. Os servidores públicos municipais, em greve geral, lotaram mais uma vez a Casa de Leis. Os protestos em frente às sedes do poder executivo e legislativo continuam a acontecer durante todo o dia.
 
Ainda na sessão, o Sindicato dos Servidores Públicos da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás (SINSECC) foi apresentado à sociedade. A presidente Ideni Costa falou sobre os objetivos da organização: “O sindicato foi fundado em 12 de dezembro de 2016. O objetivo é representar e assessorar os servidores públicos de forma legal e juntar forças para garantir os direitos e servir bem a nossa comunidade. Que nós possamos estar juntos, unindo forças.” Ideni afirmou ainda que o SINSECC é solidário à luta dos demais servidores.


 
O vice-presidente Ricardo Vidal reforçou a fala da colega: “A gente vem reforçar a necessidade do diálogo entre servidores e vereadores. Somos, na verdade, um elo entre a mesa legislativa e os funcionários da Casa de Leis.” Ricardo lembrou também que a luta pelo reajuste salarial deve começar em breve, já que o último aumento real dos salários aconteceu durante a presidência de Ailson da White.


 
Sheury Barros, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Canaã, usou a tribuna para dizer que a luta dos servidores é também por melhores condições de trabalho: “Toda a sociedade deveria fazer o mesmo que o servidor público e lutar pelos seus direitos. Acredito que nós iremos construir uma nova história em Canaã dos Carajás. A luta continua e eu quero pedir ao prefeito Jeová que se sensibilize com essa situação. Já são 36 horas de greve e de prejuízos para a sociedade.”


 
Ao fim da fala da presidente, centenas de servidores que acompanhavam atentos à sessão se retiraram do plenário da Câmara Municipal. O fato foi criticado por alguns vereadores. Entre eles, Baiano do Hospital (PHS) e Maria Pereira (PDT): “Isso é falta de respeito, de consideração. Quem vai dar o aumento dos servidores vai ser essa casa através de votação. Fiquei insatisfeito e achei falta de educação dos funcionários públicos que só ficaram para ver o que interessava eles” afirmou o vereador. “Eu achei que a categoria ouviria também os servidores, mas eles saíram. Mesmo assim, parabenizo a todos pela luta pacífica e organizada” disse a pedetista.




 
Indicações aprovadas
 
Os vereadores aprovaram de forma unânime três indicações:
 
Indicação 07/2018 de João Nunes (PMDB) – Pede ao executivo que instale o sistema de vídeo monitoramento na cidade.


 
Indicação 019/2018 de João Batista (PT) – Pede ao executivo que compre, em regime de urgência, equipamentos para laboratório de química, física e biologia para facilitar a vinda dos cursos superiores para o município.


 
Indicação 020/2018 de Junior Garra (PR) – Pede ao executivo que faça a aquisição de carrinhos de compra para a Feira do Produtor.


 
Prefeito Jeová em viagem e próxima sessão
 
O prefeito Jeová Andrade se encontra atualmente em viagem para Brasília. O gestor se reuniu com alguns prefeitos de cidades mineradoras e com o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho. Na viagem, o prefeito busca recursos e parcerias para o município.
 
A próxima sessão ordinária está marcada para a próxima terça-feira (27), às 18 horas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90