05/07/2022 às 11h36min - Atualizada em 05/07/2022 às 11h36min

Leitos de UTI adulto e infantil e hemodiálise; saiba como será o novo hospital de Canaã

- Jornal In Foco

Com 100 leitos, 10 unidades de UTI adulto e mais 10 de UTI infantil, além de hemodiálise, e referência para maternidade de alto risco e traumatologia. Assim será o novo Hospital de Referência que será construído em Canaã dos Carajás e vai contribuir não apenas com o atendimento da demanda de novas especialidades e leitos do município, mas também para diminuir um déficit da região.

O novo centro de saúde está sendo planejado para acolher ainda uma policlínica, com oferta de consultas e exames especializados; atenção de média complexidade em áreas como diabetes, hipertensão arterial, doença renal crônica, câncer de colo de útero, de mama, e de Próstata; além de contribuir como área de ensino, pesquisa e formação de profissionais de saúde, pois será construído no modelo de Hospital Universitário.

“Nosso objetivo é garantir que os nossos recursos se revertam em melhoria da qualidade de vida das pessoas, e isso passa pela melhoria constante dos serviços de saúde para o nosso cidadão e para a nossa região”, destacou a prefeita Josemira Gadelha.

Demanda regional

Canaã dos Carajás hoje faz parte da Macrorregião de Saúde IV do sistema de saúde do Estado, que é formado por três regiões de saúde: Lago de Tucuruí, Araguaia e Carajás. Nessa região, estão os hospitais regionais dos municípios de: Tucuruí, Marabá, Redenção e Conceição do Araguaia, que atendem uma população estimada em quase um milhão de pessoas (936.554).

A estimativa é de que haja um déficit de 939 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) nessas três regiões. Deste total do déficit de leitos, 438 são da Região de Saúde Carajás, 300 da Região Araguaia e 204 da Região Lago de Tucuruí, o que demonstra que a Região de Saúde Carajás tem a menor cobertura de internação hospitalar.

Se for levada em conta apenas a Região de Saúde Carajás, há uma população estimada de 822.875 habitantes, e um déficit de 113 leitos operacionais e 38 complementares (UTI).

Diante desse diagnóstico, a prefeitura também buscou garantir a viabilidade técnica e financeira do novo centro, que foi apurada no Diagnóstico Situacional do Município de Canaã dos Carajás na Área de Saúde de 2020.

A intenção da administração é oferecer atendimento de média e alta complexidade, de perfil regional e ter capacidade de funcionar como Hospital Escola ou abrigar residências em futuros cursos na área da saúde, como cursos de medicina.

A presença de um Hospital dessa natureza, moderno, sustentável e que seja referência no atendimento no Pará, pode transformar Canaã em um polo regional de saúde, a exemplo do que ocorre com municípios como Araguaína, no Tocantins, e Goiânia.

No local que vai abrigar o Hospital, a ideia é trazer serviços de outros centros de saúde, como por exemplo, o Hospital do Amor, referência em tratamento contra o câncer.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »