Jornal In Foco Publicidade 1200x90
28/06/2022 às 12h24min - Atualizada em 28/06/2022 às 12h24min

Sespa confirma 5 casos de Doença de Chagas no oeste do Pará

De acordo com a Vigilância em Saúde, os pacientes diagnosticados são todos da mesma família e, em comum, possuem o hábito diário de consumir açaí.

dol

A Doença de Chagas, também conhecida como Tripanossomíase Americana, é uma moléstia potencialmente fatal causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Estima-se que 6 a 7 milhões de pessoas em todo o mundo estejam infectadas com T. cruzi, o parasita responsável pela doença de Chagas. A doença ocorre principalmente em áreas endêmicas do Brasil, onde é transmitida principalmente por meio de um inseto chamado triatomíneo, popularmente conhecido como "barbeiro".

Na última segunda-feira, cinco casos de Doença de Chagas foram confirmados no município de Monte Alegre, no oeste do Pará. A informação foi divulgada pelo Portal Monte Alegre News junto as autoridades sanitárias do município.

LEIA TAMBÉM:

Cientistas da Fiocruz identificam nova espécie de barbeiro

Segundo a Vigilância em Saúde, os pacientes diagnosticados relataram histórico de consumo de açaí. Os casos são de pessoas da mesma família.

O órgão notificou sete casos suspeitos e encaminhou amostras de sangue dos pacientes para o Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), em Belém. Das sete amostras, cinco tiveram resultado positivo para a doença transmitida pelo barbeiro. 

Leia mais sobre essa notícia no portal O Estado Net.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90