Campanha Julho Amarelo inicia com ações de prevenção às hepatites virais em Marabá

Abertura oficial aconteceu nesta quarta-feira (2) com palestras, vacinação e testagem gratuita para a população

Por
3 Min

Campanha Julho Amarelo inicia com ações de prevenção às hepatites virais em Marabá
Paulo Sérgio

A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dá início à Campanha Julho Amarelo, dedicada à prevenção, diagnóstico e combate às hepatites virais. A abertura oficial aconteceu nesta quarta-feira, 2 de julho, na Faculdade de Ciências Médicas do Pará (Facimpa), localizada na Folha 32, Nova Marabá.

A programação de abertura contau com palestras educativas, vacinação contra hepatite B e testagem rápida gratuita, voltada especialmente a públicos prioritários como profissionais de saúde, comunidade LGBTQIA+, manicures e tatuadores, mas aberta também à população em geral.

A coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), Kelsilene Brito Rodrigues, destaca que o evento terá três momentos de palestras, com participação do médico infectologista Dr. Harbi Othman, além de ações práticas de imunização e testagem.

 “Vamos abordar o que são as hepatites virais, seus tipos, formas de contágio, tratamento e onde buscar atendimento e vacinas. É essencial ampliar a conscientização, porque são doenças muitas vezes silenciosas, que não apresentam sintomas em estágio inicial”, explica Kelsilene.

A campanha conta com o envolvimento de diversos setores da saúde municipal, incluindo a Direção de Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, e o 11º Centro Regional de Saúde da SESPA.

Ações itinerantes aos fins de semana

Durante todo o mês de julho, a campanha terá continuidade com ações itinerantes aos fins de semana, levando serviços de testagem e vacinação a diferentes pontos da cidade. A primeira ação está confirmada para o sábado, dia 5 de julho, no Partage Shopping, com testagem rápida e atividades educativas.

Bairros como São Félix e Morada Nova também estão no cronograma da programação, que ainda está sendo finalizada pela equipe técnica da SMS.

 “As hepatites virais não são transmitidas apenas por relações sexuais. O contato com sangue contaminado ou fluidos corporais também é uma das formas. Por isso, é fundamental que a população se informe, se teste e se proteja”, reforça a coordenadora do SAE/CTA.

A Campanha Julho Amarelo visa alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, tratamento adequado e prevenção das hepatites virais, contribuindo com o controle da doença em Marabá e promovendo mais saúde para todos.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalinfoco.com/.