Jornal In Foco Publicidade 1200x90
13/11/2018 às 15h47min - Atualizada em 13/11/2018 às 15h47min

O que é o Selo UNICEF?

Junior Vaz - Jornal In Foco
Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Realizado em parceria com os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, o Selo UNICEF busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, com o desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e com o estímulo à mobilização social e à participação dos adolescentes. Ao longo de sua trajetória, a metodologia do Selo UNICEF já gerou resultados importantes nos municípios participante em diversas áreas de políticas públicas, incluindo educação, saúde e assistência social.

Ao participar do Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos incompletos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população nos territórios, sempre de forma participativa. Os municípios também se comprometem a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários.

Para isso acontecer, a prefeitura e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) mobilizam pessoas e organizações dos diversos setores da sociedade civil, tais como crianças, adolescentes, famílias, escolas, serviços públicos, conselheiros tutelares, comunidades locais e tradicionais, grupos religiosos, culturais e esportivos, veículos de comunicação e empresas, num movimento indispensável para o sucesso da iniciativa.

O UNICEF promove a capacitação de gestores e técnicos municipais, conselheiros de direitos e adolescentes, visando contribuir com a qualificação de sua atuação nos processos de elaboração, execução, monitoramento, avaliação, protagonismo juvenil e controle social de políticas públicas intersetoriais, por meio de ferramentas de gestão por resultados e com enfoque em equidade. O UNICEF também monitora e avalia os resultados nas condições de vida das crianças e adolescentes, certificando os municípios que conseguem avanços reais nessa relevante agenda.

O Selo UNICEF está articulado com políticas públicas estaduais e federais e iniciativas que têm por objetivo reduzir disparidades regionais, além de apoiar o Brasil no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nessa pespectiva a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás-PA- juntamente com as Secretarias SEMSA-Secretaria Municipal de Saúde e SEMED-Secretaria Municipal de Educação em Parceria e no cumprimento de desafios e metas com o Selo UNICEF2017-2020 e o NUCA-NÚCLEO DE CIDADANIA DOS ADOLESCENTES garantiram representatividade pelo Jovem Junior Vaz Kanaí no II SEMINÁRIO ESTADUAL DE BOAS PRÁTICAS EM SAÚDE DO ADOLESCENTE E JOVEM NO PARÁ que acontece de 12 a 14 de Novembro de 2018 na Capital Belém. O mesmo fala que está enquanto Mobilizador de Adolescentes e Jovens nessa Edição do Selo é uma grande oportunidade ímpar, única, porque já vinha fazendo esse trabalho de forma solidária pela Pastoral da Juventude-PJ- da Igreja Católica  mesmo antes do Selo chegar no Municipio já se trabalhava de forma intersetorial em defesa da Criança, Adolescente e Jovem com ações e atividades que envolviam toda a comunidade, Igreja e sociedade. E hoje pelo governo Municipal agora vem desde Abril na Mobilização dos Adolescentes e Jovens junto com a Articuladora do Selo no município Marlene Cruz, o mesmo segue dizendo que participar desse Seminário é o primeiro passo para a implantação de um acompanhamento cada vez mais proximo as familias com suas Crianças e adolescentes através das Cadernetas de Saúde da Adolescente Menina e do Adolescente Menino, um grande desafio que deverá ser assumido de fato por essas duas principais secretarias do governo Municipal que cuidam de forma técnica e profissional da Saúde e Educação dos nossos meninos e meninas e o Selo UNICEF irá somar juntos com as demais secretarias para o cumprimento e pontuação nessa edição. Termina agradecendo a Deus a pelo Dom da
Vida e disposição do trabalho e por está aqui representando o nosso Município.

Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90